Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Novas publicações da Escola são lançadas no Congresso

Durante o 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e o 11º Congresso Mundial de Saúde Pública, que ocorrerão de 21 a 25 de agosto, no Riocentro, serão lançadas duas publicações editadas pela EPSJV, os livros Temas do Ensino Médio: Formação e a Revista Trabalho, Educação e Saúde - Volume 4/1, além do livro Fundamentos da Educação Escolar no Brasil Contemporâneo, organizado pela Escola Politécnica e publicado pela Editora Fiocruz. O lançamento ocorrerá no dia 22, das 15h30 às 16h30, no Espaço Saúde e Letras, no estande da Editora Fiocruz - Pavilhão 4.

Organizado pela Escola Politécnica, o livro conta com artigos de professores da Escola e de outras instituições também qualificadas. Para a professora-pesquisadora da Escola Politécnica Lúcia Neves Temas do Ensino Médio: Formação é 'uma comprovação de que a defesa de uma escola pública, gratuita, politécnica e omnilateral mantém-se atual e necessária como arma indispensável na luta pela construção de um Brasil no qual a riqueza material e simbólica socialmente produzida seja repartida com justiça entre seus produtores diretos'.

Já o novo número da revista reúne diversos formatos de texto como artigos, debates e resenhas que tratam da relação educação-saúde. Segundo a editoria, composta pelas professoras-pesquisadoras da Escola, Angélica Fonseca, Carla Martins e Isabel Brasil, constitui o foco deste número 'explorar as múltiplas relações entre a educação e saúde, como campos de conhecimentos e práticas relacionados a formas de sociabilidade e institucionalização vigentes'.

Fundamentos da Educação Escolar do Brasil Contemporâneo reúne oito artigos escritos por especialistas de expressão internacional sobre o assunto. Criada em comemoração aos 20 anos da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) da Fiocruz, a obra pretende atualizar o debate sobre os princípios e diretrizes da educação.

No estande da Editora Fiocruz serão vendidos ainda outros títulos como Clonagem - Benefícios e Riscos, da Editora Interciência, Ensino Médio Integrado: concepções e contradições, da Editora Cortez, Textos de Apoio em Políticas de Saúde, da Editora Fiocruz.