Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Periódico científico da EPSJV é aprovado para indexação na LILACS

Revista Trabalho, Educação e Saúde poderá ser acessada por pesquisadores do mundo inteiro.




Os artigos da Revista Trabalho, Educação e Saúde, publicada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, poderão ser encontrados agora no maior acervo de publicações científicas da América Latina, que possui trabalhos dos periódicos mais conceituados entre os profissionais da área de saúde.



Isso porque a Revista será indexada, em breve, na base de dados da Lilacs (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), do Sistema Bireme. “A indexação na LILACS potencializa a circulação da revista e a democratização do acesso ao conhecimento publicado. Também é esperada, com isso, a conquista de novos leitores e autores”, explica Carla Martins, uma das editoras da revista.



O sucesso na busca pela indexação, que facilitará o acesso à Revista por pesquisadores de todo o mundo, contou com a colaboração da Biblioteca Emília Bustamante (BEB), da EPSJV. “A aprovação para esse acervo coroa um processo de trabalho conjunto, no interior da Escola, entre as equipes da revista e da biblioteca”, comemora o editor executivo do periódico, Paulo Guanaes.





Durante o processo de avaliação, a BEB indicou algumas reformas que deveriam ser feitas na revista, como a inclusão da titulação dos autores nas páginas do artigo, a padronização obedecendo às normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e a adequação dos termos científicos baseados no DeCS (Descritores em Ciências da Saúde). “Entrei em contato com pessoas ligadas à BVS (Biblioteca Virtual em Saúde) para saber mais sobre as modificações que deveriam ser feitas na revista. A partir da edição de novembro, as recomendações foram implementadas e a LILACS aprovou as mudanças”, conta Sarah Mesquita, coordenadora da BEB, que também colabora com a divulgação do periódico, através do sistema de permuta com outras bibliotecas.



A base de dados LILACS opera desde 1982 nos países da América Latina e do Caribe, em cooperação com a rede BVS e o Sistema BIREME, que coordena todas as bibliotecas virtuais latino-americanas e atua em parceria com a OMS (Organização Mundial de Saúde) e a OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde).



A próxima meta da Revista é conseguir a indexação no acervo SCIELO.



Lançado novo número de Trabalho, Educação e Saúde



Já foi lançado o terceiro número do quinto volume da revista Trabalho, educação e saúde. Essa mais nova edição põe em debate os dez anos da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), que, a partir de 1997, implantou a reforma do ensino médio e alterou o ensino técnico no Brasil. Sem a pretensão de esgotar todo o processo histórico, a Revista examina, nesse número, tanto a gênese quanto as repercussões atuais da LDB.



Além dos artigos e um relato sobre educação profissional em saúde, outros destaques desta edição são uma entrevista com o professor Miguel Márquez e duas resenhas, sobre os livros "Da nova LDB ao Fundeb: por uma outra política educacional" e "A ciência como profissão: médicos, bacharéis e cientistas no Brasil (1895-1935)".



Editorial



Revista Trabalho, Educação e Saúde