Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Pré-Vestibular da EPSJV supera a marca de 10 aprovações

Até agora, mais de dez alunos que cursaram o pré-vestibular da EPSJV ano passado poderão, finalmente, freqüentar as salas das universidades do Rio de Janeiro. Desde a criação do curso, este é o maior índice de aprovações já registrado. “Foi um ano especial, pois ultrapassamos a meta comum”, comemora Rodrigo Lobo, coordenador do pré-vestibular.

O curso surgiu em 2001, por iniciativa da ONG Ação Alternativa, para promover o ingresso da população pobre nas universidades públicas do Estado. Hoje, ele funciona através de um convênio entre diversos segmentos da Fiocruz, entre elas a EPSJV, que cede todas sua infra-estrutura para a realização das aulas e acolhe principalmente alunos do Complexo Manguinhos e áreas do entorno da Fundação. “Nossos alunos são jovens e adultos que cumprem tripla jornada: atividades domésticas, a labuta no emprego e as aulas no período noturno”, explica o coordenador.

Para Lobo, essa conquista é uma demonstração de força frente à profunda desigualdade social e econômica do país: “Essas pessoas estão mostrando que têm potencial, e que podem galgar as cadeiras das universidades públicas, centros de excelência na educação nacional, lugar que lhes é reservado por esforço e direito”, diz.

Ao longo do ano, os alunos freqüentavam as salas do curso, em média, durante três horas todos os dias. Além das aulas convencionais, também tiveram atividades diferenciadas, como aulas de biologia com uso de microscópios, passeio cultural pelo campus da Fiocruz (Castelo, Ciência em Cena, Biodiversidade, Biblioteca, Parque da Ciência, etc), ida ao teatro e um trabalho de pesquisa com produção de foguetes movidos à água. “Esse trabalho foi possível graças à ótima estrutura que a EPSJV e o campus da Fiocruz nos oferecem”, opina Lobo.

O pré-vestibular possui o total de 90 alunos, divididos em duas turmas, que estudam das 18h30 às 21h30. A seleção é feita através de uma avaliação das habilidades e conhecimentos básicos, em todas as disciplinas do Ensino Médio.

A meta para 2008 é ainda mais ambiciosa: 15 ou 20 aprovações. “Quem duvida?”, desafia Lobo.

Comentários

Como se inscreve pra esse pré vestibular e que data abre as inscrições?

Quero ingressar nesse pré vestibular.

Preciso estudar

Boa noite, gostaria de saber quando abre as inscrições do pré vestibular e como faço para me inscrever? obrigada

Prezados, Gostaria, demais informações, referente ao pré vestibular EPSJV. Como posso me inscrever? att, Danilo S.