Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Programa de Educação de Jovens e Adultos forma 18 alunos

Aconteceu no dia 7 de dezembro a formatura dos 18 alunos do Ensino Fundamental EJA (Educação de Jovens e Adultos) que acontece na EPSJV. A entrega dos diplomas foi precedida de homenagens, agradecimentos e discursos. A cerimônia contou com a presença do diretor da Escola, André Malhão, da coordenadora dos Programas de Educação de Jovens e Adultos, Anakeila Stauffer, e do professor Edson Souto, paraninfo da turma.

A Educação de Jovens e Adultos é um sistema de ensino utilizado na rede pública no Brasil. Em síntese, tem o propósito de desenvolver o ensino médio e fundamental com qualidade para aqueles que não estão mais em idade escolar. A EPSJV, em parceria com a DIRAC, DIREH, Vice-Presidência de Desenvolvimento e Gestão do Trabalho e Programas Sociais da Presidência, possibilita o acesso desses alunos à educação e viabiliza formas de permanência na Escola, disponibilizando os laboratórios, a biblioteca, entre outras condições de infra-estrutura para os alunos. Segundo Anakeila, a EJA é necessária por conta de um sistema perverso, que expulsa os filhos das classes trabalhadoras da escola, forçando-lhes uma dura realidade desde muito cedo. “Compreendemos esses alunos como lutadores, que admitem sua impossibilidade de freqüentar a escola em seu tempo devido e retornam a ela tendo uma gama de responsabilidades próprias da fase adulta”, diz a coordenadora.

No final do evento, os orgulhosos alunos foram parabenizados por familiares e professores. “Essa formatura significa muito, porque sabemos o que precisamos passar para estarmos aqui todas as noites, depois de um dia de trabalho, às vezes cuidando de filhos, maridos...”, comentou Ana Paula Martins, oradora da turma.