Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Provoc bate recorde de alunos

Aprender ciência fazendo ciência. Este é o objetivo do Programa de Vocação Científica (Provoc) da Escola Politécnica, que acaba de selecionar 66 alunos do nível médio de ensino para a turma de 2004, superando números de anos anteriores. Desde sua fundação, em 1985, a EPSJV promove esse programa, despertando nos estudantes o interesse pela pesquisa científica em diferentes áreas.

O curso é composto por duas etapas: uma de iniciação, com duração de um ano, onde os alunos são familiarizados a atividades de pesquisa científica, como coleta e organização de material e operação de alguns equipamentos e técnicas básicas; e uma outra opcional, com 18 meses de duração, de aprofundamento das questões identificadas na primeira etapa.

A coordenação do Provoc seleciona alunos de 15 escolas de ensino médio conveniadas à Fiocruz, das quais 12 são públicas e três são privadas. Dentre essas escolas, estão: Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAP/Uerj), Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAP/UFRJ), Centro Educacional Anísio Teixeira (CEAT), Instituto Metodista Bennett, Colégio Pedro II, Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais e Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco.

O processo de seleção ocorre anualmente e compreende uma entrevista, preenchimento de questionários, parecer dos professores e análise do rendimento escolar do aluno. Mais informações através dos telefones 3865-9740 e 3865-9741 ou pelo e-mail provoc@fiocruz.br.