Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Provoc promove 9ª Jornada de Vocação Científica no Cenpes/Petrobras

No último dia 10, o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo AméricoMiguez de Mello (Cenpes) da Petrobras, que fica na Ilha do Fundão, promoveu sua 9ª Jornada de Vocação Científica. Em parceria com a EPSJV/Fiocruz, o Cenpes-Petrobras desenvolve desde 1997 o Provoc em seus laboratórios, tendo, desde então, recebido mais de 70 alunos para participar dessa iniciativa conjunta inédita no âmbito da empresa.

Hoje, o mais antigo programa de iniciação científica para estudantes de ensino médio do país, o Provoc, encontra-se consolidado nas mais diversas áreas de pesquisa do Cenpes. Engenharia química, de petróleo e meio ambiente são apenas alguns exemplos dessa ampliação que não para de crescer. Este ano, quatorze trabalhos foram apresentados, nas modalidades oral e pôster. Entre os títulos dos projetos estão 'Incrustações inorgânicas na produção de petróleo', 'Levantamento histórico da Petrobras: sua criação, quebra do monopólio e auto-suficiência' e 'Avaliação de misturas de cera de carnaúba e parafinas de petróleo em velas'.

Como centro de pesquisas da Petrobras, o Cenpes tem o compromisso de refletir sobre as práticas e relações que se estabelecem no âmbito da pesquisa de forma a aumentar e fortalecer o campo da ciência e tecnologia no Brasil. Há quase dez anos, o convênio entre a EPSJV e o Cenpes reafirma a importância desse objetivo maior da política nacional de C&T, ao mesmo tempo em que se consolida a ampliação do programa para outras áreas do conhecimento.

Desde 2004, o Provoc no Cenpes passou a contar também com alunos oriundos do Centro de Estudos e Ação Solidária da Maré (Ceasm). Mas os esforços não cessam por aí, a nova coordenadora do Provoc do Cenpes Paula Freitas promete fortalecer ainda mais a parceria.

Comentar