Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Revista aborda múltiplas relações entre educação e saúde

Encontra-se disponível na Rede, o primeiro número do quarto ano da Revista Trabalho, Educação e Saúde, publicada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), uma unidade da Fiocruz. Segundo a editoria, composta pelas professoras-pesquisadoras da Escola, Angélica Fonseca, Carla Martins e Isabel Brasil, constitui o foco deste número 'explorar as múltiplas relações entre a educação e saúde, como campos de conhecimentos e práticas relacionados a formas de sociabilidade e institucionalização vigentes'. Tendo em vista este foco, a publicação reúne diversos formatos de texto como artigos, debates e resenhas que tratam da relação educação-saúde.

A seção Memória abre a revista, com o estudo assinado por Anna Beatriz de Sá Almeida, que escreve sobre 'As parcelas (in)visíveis da saúde do anônimo trabalhador: falas operárias sobre trabalho, saúde e doença (1890-1920)'. Seu texto aborda questões como a conscientização dos trabalhadores quanto aos danos à saúde causados pelo trabalho e as formas de manifestação desta consciência.

Já a questão da saúde do trabalhador e seus impactos na educação está presente na seção Artigos, que traz textos com esta abordagem. São eles: 'Discursos médico, educação e ciência: escola e escolares sob exame', de Maria Stephanou; 'Intensidade e imaterialidade do trabalho e saúde', de Sadi Dal Rosso; 'Capacitação no Programa de Saúde da Família: divergências sobre o conceito de visita domiciliar nas equipes de Presidente Epitácio, São Paulo', de Sônia França, Umberto Pessoto e Jaime Gomes; 'Auxiliares de enfermagem: mercado de trabalho, perfil, satisfação e expectativas no Programa de Saúde na cidade de São Paulo', de Regina Marsiglia; e 'Currículo por competências na área de biodiagnóstico: desafios de implantação', de Maria Beatriz Oliveira e Wânia Gonzalez.

Os modos de constituição das esferas pública e privada nos campos da educação e saúde são discutidos por Carlos Cury, Ligia Bahia e Marco Aurélio Nogueira em textos de Debates. Cada um dos autores assina os respectivos textos 'A educação escolar no Brasil: o público e o privado', 'Avanços e percalços do SUS: a regulação das relações entre o público e o privado' e 'Público e privado na formação social brasileira: velhas, novas e novíssimas tensões'. Outro tema de discussão é a formação profissional dentro dos marcos da reforma psiquiátrica. No Relato de Pilar Belmonte, fala-se sobre o campo da atenção psicossocial, a partir da experiência no Curso de Qualificação na Atenção Diária em Saúde Mental (CBAD), oferecido pela Escola Politécnica e coordenado pela autora.

A entrevistada deste número é a socióloga e pesquisadora Helena Hirata e o ensaísta é o professor da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, Gastão Wagner, que escreveu sobre o 'Efeito Paidéia e o campo da saúde: reflexões sobre a relação entre o sujeito e o mundo da vida'.

O último número da Revista traz ainda resenhas dos livros 'O público e o privado na história brasileira: concepções e práticas educativas', organizado por José Claudinei Lombardi, Mara Regina Jacomeli e Tânia Mara da Silva, por Sauloéber de Souza; 'A produção capitalista do espaço', de autoria de David Harvey, por Maria Amelia Costa; e 'A educação para além do capital', de István Mészáros, por Júlio Lima.