Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Solenidade encerra curso de Biotecnologia da Saúde

Aconteceu na tarde do dia 7 de dezembro a formatura da segunda turma do Curso de Especialização Profissional de Nível Técnico em Biotecnologia da Saúde. Na presença de diretores e professores da Escola Politécnica e de Bio-Manguinhos, os 14 formandos se revezaram no palco do auditório da EPSJV e ouviram dos docentes a importância do aprendizado contínuo. “Somente com a qualificação dos profissionais serão possíveis melhorias na saúde pública do país”, comentou Antônio Barbosa, da vice-direção de produção de Bio-Manguinhos, que é parceiro da EPSJV na realização do curso.

O diretor do instituto de tecnologia em imunobiológicos de Bio-Manguinhos, Akira Homma, abriu a cerimônia, parabenizando os alunos pela conquista. Em seguida, o diretor da EPSJV, André Malhão, comentou a importância da especialização de nível médio e dos desafios de desenvolver novos cursos. Além deles, compuseram a mesa da cerimônia: Sérgio Munck (vice-diretor de desenvolvimento institucional da EPSJV), Antônio Barbosa (vice-diretor de produção de Bio-Manguinhos), Maria Beatriz Oliveira (pesquisadora do Laboratório de Técnicas Laboratoriais de Saúde – Latec – e uma das homenageadas pelos alunos), Adriano Campos (Bio-Manguinhos), Etélcia Molinaro (coordenadora do Latec), Ronaldo Travassos (assessor da vice-direção de ensino da EPSJV).

Representando a turma, Carla Bustamante falou do significado daquele momento e da satisfação de completarem a trajetória de 18 meses de curso. Em discurso animado, o formando Ângelo Amorim entregou a placa de paraninfo da turma ao professor Lauro Barillari Luck. Os familiares do professor Dalton Bogliano, patrono da turma, receberam os agradecimentos ‘in memorian’. Também receberam homenagens Ary do Carmo, do Latec, Ivi Cristina de Oliveira, Juliana Vital Brasil e Renato Marchevsky, de Bio-Manguinhos.

O Curso de Especialização Técnica em Biotecnologia é resultado de uma parceria entre a EPSJV e Bio-Manguinhos. Dividido em três módulos, tem o objetivo de formar profissionais na área de imunobiológicos, atuando na produção e no desenvolvimento de vacinas, kits para diagnóstico e biofármacos, além do controle e da garantia da qualidade.