Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Terceiro Fórum Estudantil mobiliza alunos

Promover a reflexão sobre temas atuais em meio aos alunos e despertá-los para o papel de transformação do jovem na sociedade. Este foi o objetivo do grêmio dos estudantes da EPSJV com a realização da terceira edição do Fórum Estudantil. Durante os dias 20 e 21 de setembro, os alunos discutiram assuntos recorrentes na juventude, como drogas e violência, e outras questões de caráter mais geral que caracterizam a conjuntura atual, como desemprego e problemas ambientais.

Para contribuir com as discussões, o Grêmio Estudantil convidou profissionais da Escola, dentre estes, o professor-pesquisador Paulo Sérgio Silva de Alencar, do Grupo de Trabalho em Saúde Mental, que participou do debate sobre 'Juventude, drogas e violência'. Após a exibição do filme Cazuza - o tempo não pára, de Sandra Werneck e Walter Carvalho, o pesquisador fez comentários sobre a vida do protagonista e ressaltou a negligência atual com relação às drogas lícitas que também devem ser tratadas como questões de saúde pública. 'É preciso se preocupar não só com o efeito da droga, com os problemas de saúde ocasionados pelo alcoolismo, por exemplo, mas também com as conseqüências sociais que são geradas, como problemas no relacionamento em trabalho e acidentes nas estradas. O que diferencia a droga lícita da ilícita é o tratamento social que elas têm', disse Alencar, destacando a importância de se trazer esse debate para o espaço escolar.

O 3º Fórum Estudantil foi idealizado pelo grêmio, visando também mobilizar os estudantes da EPSJV para o exercício do debate, bem como conscientizá-los da importância de se organizar e discutir para conquistar mudanças. Quem chama a atenção para estes outros objetivos é a aluna e integrante da agremiação, Liduína Isabela de Carvalho, do segundo ano do Ensino Médio e Técnico, que identifica este encontro estudantil como um primeiro passo para um outro projeto do grêmio. 'A partir dessa conscientização nos alunos sobre a importância dos jovens na sociedade e da força que eles têm, poderemos traçar planos e propostas para serem apresentados no Fórum Social Estudantil 2005', destaca a aluna.