Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Trabalhos de alunos demonstram relevância dos Serviços Gerais

A

imagem de um serviço hospitalar eficiente costuma estar associada à grande quantidade de bons médicos, equipamentos tecnologicamente avançados e instalações confortáveis. São estes os requisitos decisivos na hora de se escolher um hospital. Existem outros elementos que recebem pouca atenção, mas que são muito importantes para o bem-estar e a recuperação de um paciente, como a cromotécnica, a iluminação e a ergonomia. Estas são algumas das técnicas estudadas no módulo 'Serviços Gerais', integrante do curso 'Gestão em Serviços em Saúde' e coordenado pelos professores Irai Freitas e Sarita Lopes, do Laboratório de Educação Profissional em Manutenção de Equipamentos de Saúde.

A relevância desses serviços pôde ser conferida na apresentação dos trabalhos finais dos alunos das 23 disciplinas que compõem o módulo citado, ocorrida no dia 11 de julho, no auditório da EPSJV. Os temas apresentados, 'Hotelaria Hospitalar', 'Arquitetura dos edifícios de saúde', 'Riscos de contaminação' e 'Ruído no ambiente hospitalar', que tiveram orientação dos respectivos professores Ana Christina Nori, Edinéia Gonçalves, Haíla Hayer e Pedro Moura, foram avaliados e comentados por profissionais da EPSJV e de outras instituições de saúde, como o Instituto Nacional do Câncer (Inca), por onde alguns alunos puderam desenvolver seus trabalhos de campo, sob a orientação da professora Kátia Butter, a partir de demonstrações de como se dá o funcionamento das técnicas estudadas.

Com a presença de 14 representantes do corpo docente, que se somaram aos 30 estudantes do módulo de Serviços Gerais, a apresentação tornou-se um evento com proporções bem maiores do que as realizadas nos anos anteriores. 'Além de prestigiar professores e alunos, nossa intenção com esta apresentação foi valorizar o campo da pesquisa e o desempenho dos estudantes rumo ao desenvolvimento profissional, demonstrando a necessidade da visão holística nos serviços do atendimento em saúde', justificam os coordenadores Irai e Sarita.