Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Vice-presidente da Fiocruz abre primeira reunião do Comitê de Ética em Pesquisa da EPSJV

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) realizou sua primeira reunião de trabalho no dia 14 de maio de 2007, com a presença solene do vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em exercício, Ary Miranda. “Esse é mais um indicador de como o componente da pesquisa vem ganhando espaço no Politécnico”, disse Ary, lembrando que participou da criação da Escola como chefe de gabinete da Presidência, 22 anos atrás. Ary ressaltou que os comitês de ética têm sido cada vez mais determinantes no aceite de artigos para publicação em periódicos científicos, e não só no financiamento dos projetos de pesquisa propriamente ditos. “Temos avançado na preocupação de preservar o direito das pessoas. E esse é o componente de cidadania que os comitês de ética em pesquisa trazem”, opinou.

A vice-diretora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da EPSJV, Isabel Brasil, explicou que o CEP será fundamental para agilizar e qualificar os processos de pesquisa da própria Escola, da Rede de Escolas Técnicas do SUS e de outras instituições que lidem, principalmente, com Educação na Saúde. “Valorizar esse Comitê é valorizar os trabalhadores da saúde, que são, mais do que objetos de pesquisa, sujeitos das nossas ações”, disse. O diretor da Escola, André Malhão, parabenizou a equipe da vice-direção de pesquisa pela conquista e agradeceu a todos os integrantes do Comitê por terem aceitado mais esse desafio. “Processos como esse nos fazem parecer ‘gente grande’ institucionalmente”, brincou, fazendo referência à informação trazida pelo vice-presidente de que a EPSJV é a sétima unidade da Fiocruz, incluindo os centros avançados, a ter um Comitê de Ética em Pesquisa.

Depois da abertura informal, a reunião foi conduzida pelo coordenador do Comitê, André Dantas, que é também assessor da vice-direção de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da EPSJV. O principal ponto de pauta foi a discussão e aprovação do regimento interno do CEP, que se tornará público assim que as modificações pactuadas nesse encontro forem incorporadas ao documento final