Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

XV Reunião Anual de Iniciação Científica terá participação de bolsistas ligados à EPSJV

Quatro bolsistas orientados por pesquisadores da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio participarão da XV Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC), que acontecerá entre os dias 2 e 4 de outubro, no Centro Exposições Temporárias do Museu da Vida, Casa de Oswaldo Cruz.

Três deles são orientados pela professora Aparecida Tiradentes, que trabalha na Biblioteca Virtual em Saúde de Educação Profissional em Saúde: Carla Cristine dos Santos, que apresentará o projeto A Concepção de Formação Profissional em Saúde Mental no Curso de Especialização em Psicologia Hospitalar da Universidade Corporativa Z’; Nayla Cristine Ribeiro, com o projeto ‘O Projeto Político Pedagógico da Educação Corporativa para Formação dos Trabalhadores em Saúde – case da UC X’; e Thalita Oliveira de Almeida, com o estudo ‘Formação de Trabalhadores em Saúde no modelo da Educação Corporativa: homens ou máquinas?’.Todos os trabalhos estão vinculados à pesquisa sobre Universidades Corporativas, que são setores de empresas voltados para a formação profissional. O objetivo do estudo é questionar a eficácia desse modelo e entender qual a concepção de saúde que está embutida nesses processos formativos, sobretudo a partir do momento em que esse tipo de iniciativa se tornou política do governo.

Já o professor-pesquisador Maurício Monken, do Laboratório de Educação Profissional em Vigilância em Saúde, orienta Jaqueline da Luz Ferreira, bolsista da CNPq, no projeto ‘Aspectos Teóricos Metodológicos acerca da ação política do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST na sua Interface com a saúde da população do campo’, que se baseia nas demandas e necessidades de saúde da população do campo para a formulação de propostas pedagógicas.

Além dos bolsistas vinculados a projetos de pesquisa, 31 alunos do Programa de Vocação Científica (Provoc), também vão expor trabalhos na RAIC.

A RAIC tem como objetivo a apresentação e a avaliação dos projetos dos bolsistas de iniciação de pesquisa em diversos segmentos e setores da Fiocruz. Além disso, o evento destaca-se pela troca de experiências entre pesquisadores e alunos. Cada bolsista inscrito terá disponível um painel para a afixação do pôster referente à pesquisa que desenvolveu. As apresentações orais ocorrerão no dia 3 e a premiação dos melhores trabalhos acontecerá na tarde do dia 4.