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Estudos comparados sobre a emoção e a formação científica na Fundação Oswaldo Cruz com foco nos orientandos

Os três estudos que estamos revisitando utilizaram a metodologia qualitativa/naturalista, inspirada pela Antropologia e pela Sociologia (William, 1986), aplicando a técnica de análise de conteúdo (Bardin, 1977) em entrevistas com atores sociais. Nosso universo é constituído de um conjunto de 67 entrevistas individuais, semiestruturadas realizadas no Rio de Janeiro e os 78 testemunhos individuais de egressos de 1986 a 2012 enviados ao livro comemorativo publicado. Estamos mantendo a análise de conteúdo. O instrumento de análise de dados qualitativo permite tratar o volume expressivo de relatos de orientandos que acumulamos ao dos sete anos de estudos. Para este trabalho, escolhemos a categorial temática. Iniciamos identificando e quantificando as expressões de emoções contidas nas entrevistas transcritas, comparando o linguajar e a frequência utilizados por orientandos. No segundo momento, estamos comparando as expressões identificadas com a literatura selecionada. Para este processo, estamos seguindo os passos descritos por Guba e Lincoln (1981) os quais aconselham, em todos os dados coletados, verificar em primeiro lugar os aspectos recorrentes; depois prosseguir buscando homogeneidade interna, heterogeneidade externa, inclusividade, coerência e plausibilidade; em terceiro lugar, utilizar estratégias de aprofundamento, ligação e ampliação; e finalmente, analisar as categorias quanto à abrangência e delimitação.

Coordenação: 
Isabela Cabral Felix de Sousa (isabela.felix@fiocruz.br)
Equipe: 

ISABELA CABRAL FÉLIX DE SOUSA (coordenadora)

CRISTIANE NOGUEIRA BRAGA PERCINI

CAROLINE KELLY GONÇALVES SOUSA

TELMA DE MELLO FRUTUOSO