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Problematizando os processos avaliativos na Formação Técnica

O processo de pesquisa foi iniciado em 2019 com revisão bibliográfica favorecida pelo próprio movimento de construção do projeto e com os primeiros contatos com a Escola Técnica Estadual de Saúde Herbert José de Souza (ETE) visando a constituição de uma parceria para o desenvolvimento do mesmo. Tem-se como objetivo geral da pesquisa problematizar práticas avaliativas desenvolvidas na educação profissional em saúde nos espaços de aprendizagem da prática profissional. A proposta metodológica envolve a realização de cinco grupos de discussão com diferentes atores da ETE ligados ao curso técnico de enfermagem (gestores, docentes da prática, supervisores e estudantes (dois grupos)) e a organização de um seminário onde o debate levado nos grupos pudesse ser problematizado pelo coletivo da escola. Pretendeu-se que essas estratégias de abordagem dos personagens envolvidos na pesquisa (pesquisadores, dirigentes, professores e alunos) permitissem uma análise coletiva das questões levantadas e que a pesquisa tivesse um caráter interventivo na instituição, propiciando reflexão e possível revisão/modificação das práticas avaliativas.

Coordenação: 
Marcia Cavalcanti Raposo Lopes (marcia.lopes@fiocruz.br)