Policast - Reabertura de escolas no contexto da Covid-19: quais vidas poderiam estar em risco?

A reabertura de escolas públicas e privadas tem ganhado centralidade na pauta política dos últimos meses. Há diferentes posições entre autoridades governamentais e sindicatos e movimentos dos professores. Não há consenso também entre diretores e professores de escolas públicas e escolas privadas. Reabrir? Não reabrir escolas? Quando reabrí-las? Sob que condições e parâmetros? Entre pais e responsáveis há quem apoie, mas também quem não considere seguro reabrir escolas neste momento. Já entre os estudantes, há muita saudade e desafios para pensar na organização do ano letivo. E o ENEM?

Bom, a pandemia de Covid-19 parece ter colocado em uma lupa os desafios da educação brasileira, que já não eram pequenos mesmo antes do coronavírus.

O município do Rio de Janeiro, por exemplo, anunciou em seu plano de flexibilização que escolas privadas poderiam realizar atividades de ensino presenciais, a partir do próximo dia 3 de agosto, de forma voluntária.
Fato é que o tema da abertura das escolas têm expressado muitas dúvidas e nem sempre essas dúvidas se expressam em uma análise fundamentada sobre os efeitos da pandemia na vida social. Como nossa discussão nesse Policast tem como base a ciência, convidamos Diego Xavier Cientista de Dados do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), para conversar sobre o tema.

Por: Ana Paula Evangelista

Categoria(s):

Policast