Cátia Guimarães
Formar para a agroecologia

“Hoje nós temos um avanço na discussão que incorpora a agroecologia não apenas na matriz formativa, mas como concepção, como um projeto de campo, articulado a um projeto de sociedade”. A frase é de Gilmar Andrade, professor da Escola Família Agrícola do Sertão da Bahia (Efase), referindo-se ao projeto político-pedagógico dessas instituições de ensino que há mais de 50 anos atuam no Brasil rural. Mas a mesma conclusão poderia ser aplicada à análise mais ampla sobre o lugar que a agroecologia vem ocupando na formação da população do campo em geral.
“Se a gente quer construir territórios livres de transgênicos e agrotóxicos, nós também queremos territórios livres de violência contra as mulheres”

Vários movimentos camponeses têm criado espaços para o debate e a organização específica das mulheres militantes do campo. A que se devem essas iniciativas e por que elas têm se mostrado necessárias?
5 anos de Covid-19 no Brasil

No dia 26 de fevereiro de 2025, completam-se cinco anos do primeiro caso de covid-19 confirmado no Brasil. Chegava oficialmente ao país, naquele momento, a Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) que, quase um mês antes, havia sido decretada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).