Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Comunicado aos pais e responsáveis

Prezados responsáveis,

Tendo em vista a situação crítica que estamos enfrentando, definimos ontem pela manhã, em assembleia, a suspensão de todas as atividades de ensino da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) até o dia 25 de abril. Para esclarecer sobre as medidas que estão sendo tomadas visando à segurança de estudantes e trabalhadores e também, sobre o calendário escolar, convidamos responsáveis e estudantes para a reunião com a direção da EPSJV. Com o objetivo de dar opções e facilitar a presença de todos nas referidas reuniões, organizamos as mesmas em dois horários. Pedimos que escolham um dos seguintes horários para estarem presentes: segunda-feira, dia 24/04 às 16h ou terça feira, dia 25/04 às 7h30. As reuniões serão no prédio da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.

A Escola Politécnica, assim como toda a Fundação Oswaldo Cruz, é parte do território de Manguinhos e, neste momento, temos vivido uma grave situação de conflito armado. Incursões policiais, em qualquer dia e horário, têm provocado trocas de tiros que trazem riscos à integridade da saúde de trabalhadores e estudantes. Assim, nossas atividades rotineiras, sobretudo as de ensino tem sido frequentemente interrompidas.

Não estamos assistindo passivamente ao que está acontecendo. Temos feito esforços dentro e fora da escola que incluem ações específicas para garantir a segurança de todos nas situações de confronto. Essas definições que chamamos de “plano de contingência” são organizadas junto à equipe de segurança da Fiocruz. Várias medidas vêm sendo postas em prática e trataremos delas nas reuniões.

Nesse momento é fundamental o diálogo e apoio entre a escola e os responsáveis. Por isso, consideramos importante a presença de todos.

Direção da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio