Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

EPSJV comemora aniversário e homenageia Antenor Amâncio

Ex-diretor e um dos fundadores da escola morreu em agosto deste ano.
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 11/10/2012 08h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h47


A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) comemora no próximo dia 17 de outubro o aniversário de 27 anos da instituição. Na ocasião, também será feita uma homenagem a um dos fundadores e ex-diretor da escola, Antenor Amâncio, que morreu em agosto deste ano.



A comemoração de aniversário se inicia às 13h30, no auditório Joaquim Alberto Cardoso de Melo, com a mesa-redonda ‘Privatizações e precarizações nas políticas sociais no Brasil contemporâneo’. O debate terá a participação de Eveline Algebaile, da Faculdade de Formação de Professores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); Maria Inês Bravo, da Faculdade de Serviço Social da UERJ; e Marco Aurélio Santana, diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).



Em seguida, a EPSJV irá fazer uma homenagem a Antenor Amâncio com a exibição de um vídeo com depoimentos de pessoas que conviveram com o ex-diretor da Escola. Familiares de Antenor também participarão da homenagem.



Após a homenagem, acontecerá a recepção oficial aos novos servidores da EPSJV, admitidos no concurso público de 2010 e que tomaram posse ao longo deste ano.



Essa é a segunda comemoração do aniversário da EPSJV em 2012. Na data oficial de aniversário, 19 de agosto, a representação dos trabalhadores organizou, como atividade de greve, uma palestra e um lanche coletivo. Finalizada a greve, esse novo evento institucional foi organizado de forma a coincidir com a comemoração do dia do professor.



Lançamentos editoriais e Dia do Professor



Para encerrar as comemorações de aniversário, haverá uma homenagem ao Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro, e os lançamentos editoriais da EPSJV.



Um dos lançamentos é o volume 7 da Série ‘Iniciação Científica na Educação Profissional em Saúde: articulando Trabalho, Ciência e Cultura’, organizado por André Dantas e Marco Antônio Santos. O livro reúne artigos de alunos do ensino médio integrado à educação profissional em saúde da EPSJV. A produção é derivada das monografias que os estudantes apresentam no último ano do ensino médio, dentro do Projeto Trabalho, Ciência e Cultura (PTCC), que estimula os jovens estudantes a aprender pesquisando. O novo volume da série reúne 23 artigos, que tratam de temas como neurobiologia e filosofia, publicidade de medicamentos, organizações estudantis na educação política da juventude, criminalização da pobreza nas favelas e a trajetória do funk carioca, entre outros assuntos.

Serão lançados ainda o hipertexto do Dicionário da Educação do Campo, organizado por Roseli Caldart, Paulo Alentejano, Isabel Brasil e Gaudêncio Frigotto; e o novo folder institucional da EPSJV.



Também haverá o relançamento do livro ‘Poetas de Manguinhos III’, organizado por Antenor Amâncio e Luiz Fernando Ferreira.



Antenor Amâncio



Antenor Amâncio da Silva Filho participou da criação da Escola Politécnica e foi o segundo diretor da EPSJV, comandando a Escola por dois mandatos (de 1986 a 1994). Doutor em Saúde Pública e especialista em Educação, Antenor entrou na Fiocruz em 1985 para atuar como vice-diretor da recém-criada Escola Politécnica. Ao deixar a EPSJV, Antenor passou a trabalhar na Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), onde era coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Recursos Humanos em Saúde do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde e do curso de Especialização em Recursos Humanos para o SUS. Também era um dos coordenadores do Mestrado Profissional em Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde da ENSP.



Amante de poesia, organizou, desde a primeira edição, o livro Poetas de Manguinhos, que teve sua terceira edição lançada recentemente. Nascido em Nova Friburgo (RJ), em 8 de julho de 1947, Antenor era casado e tinha três filhos. O pesquisador morreu no último dia 26 de agosto, vítima de câncer.