Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Barbárie e Estado de exceção

Abertura do ano letivo da EPSJV abordará o assunto e terá Marildo Menegat como convidado
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 24/02/2014 08h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h47

‘Barbárie e Estado de exceção’ é o tema da aula inaugural 2014 da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), que será realizada no dia 14 de março, às 13h30 horas, no Auditório Joaquim Alberto Cardoso de Melo. Marildo Menegat é o palestrante convidado para a abertura do ano letivo da Escola, que será realizada no Auditório Joaquim Alberto Cardoso de Melo.



Menegat é doutor em Filosofia e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É autor dos livros ‘O olho da barbárie’ (Expressão Popular, 2006) e ‘Depois do fim do mundo: a crise da modernidade e a barbárie’ (Relume Dumará/Faperj, 2003), entre outras publicações sobre o tema.



Na aula inaugural, Menegat vai abordar a relação entre o estado de exceção e a barbárie no mundo contemporâneo, fazendo relações com o momento atual do Brasil, em que os protestos têm sido reprimidos com violência por parte do Estado, além da criminalização dos movimentos sociais. Menegat também vai falar sobre a ‘legislação de exceção’ que foi produzida pelo Brasil para sediar a Copa do Mundo de Futebol, sob a justificativa de garantir a lei e a ordem durante o evento.