Informe-se!

Orientações da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) à comunidade escolar para o enfrentamento do coronavírus (Covid-19)

 

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, unidade técnico científica da Fundação Oswaldo Cruz  (EPSJV/Fiocruz) cumpre, mais uma vez, o importante papel social de prestar orientações sobre o enfrentamento do Covid-19  à  toda comunidade escolar, conforme atualização científica e do panorama epidemiológico da pandemia.

Lista de transmissão da EPSJV

Assine o WhatsApp da EPSJV e receba as informações direto no seu celular.

Estudantes: Mande uma mensagem para o número (21) 96473-6462 e informe o seu nome completo e que é estudante da EPSJV.

Pais e responsáveis: Mande uma mensagem para o número (21) 96473-6462 e informe o seu nome completo.

Trabalhadores da EPSJV: Mande uma mensagem para o número (21) 96473-6462 e informe o seu nome completo e que é trabalhador da EPSJV.

Importante: Para receber as mensagens da lista, você precisa salvar o número (21) 96473-6462 no seu telefone.

Informe para estudantes que acessam o Serviço de Alimentação da Escola Politécnica

Atendendo a Lei nº 13.987, de 7 de abril de 2020, que autoriza, em caráter excepcional, durante o período de suspensão das aulas, a distribuição de gêneros alimentícios adquiridos com recursos da Fiocruz e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a EPSJV altera a distribuição da Alimentação Escolar.

Acesse aqui o informe completo (julho de 2020)

Por que as aulas foram suspensas?

Nesse momento precisamos entender a importâcia da proteção indivudal e coletiva. Não estamos de férias. Precisamos evitar agloremações, seja na praia, nos transportes públicos ou nos eventos familiares. O isolamento é necessário para evitar o contágio em massa. Também é uma forma de proteger os grupos mais vulneráveis.

Até quando as aulas estarão suspensas?

As aulas permanecem suspensas até a revisão dessa decisão por parte das autoridades sanitárias municipais e estaduais e do Plano de Contingência da Fiocruz. Solicitamos que acompanhem permanentemente as informações neste site, nas redes sociais e nas listas de transmissão da Escola Politécnica para informes atualizados da situação.

Funcionamento da Escola

Os labarórios e setores da escola estão trabalhando presecialmente para a manutenção de atividades essenciais, e em trabalho remoto para as demais atividades. Nesse período não teremos atendimento ao público. Portanto, se você precisa de alguma informação ou solicitação, mande um email para setor responsável (http://www.epsjv.fiocruz.br/escola/laboratorios) e cada demanda será avaliada individualmente.

A Secretaria Escolar está com atendimento ao público suspenso. Portanto, se você precisa de alguma informação ou solicitação, mande um email para secesc.epsjv@fiocruz.br.

O Projeto Escola Saudável disponibilizou canais de comunicação para os estudantes - (021) 92000-4816 (Fernanda). Para chamadas a cobrar: (9090) 92000-4816. E-mail: epsjv.saudavel@fiocruz.br

Atividades de Ensino na EPSJV

Curso Técnico de Nível Médio em Saúde Integrado ao Ensino Médio

(a) Aulas e atividades presenciais em turmas: Suspensão das aulas presenciais, conforme decisão das autoridades sanitárias estaduais e municipais;

(b) Aulas e atividades à distância:

- Realização de atividades em caráter complementar durante o período de suspensão das aulas presenciais. Tais atividades pedagógicas serão ofertadas em ciclos quinzenais (formação geral e habilitações técnicas) e disponibilizadas, incialmente, no site da EPSJV (http://www.epsjv.fiocruz.br/material-de-estudo-covid-19). No caso de ampliação do período de suspensão, estas atividades serão redirecionadas para comunidades virtuais de aprendizagem.
- O caráter das atividades é emergencial e complementar, não substitutivo, pois: não há amparo legal para a substituição das aulas presenciais pela educação à distância na educação básica; neste nível de formação, a modalidade presencial de ensino-aprendizagem é insubstituível; o caráter integrado (médio e técnico) pressupõe a realização de aulas presenciais de forma articulada às aulas práticas, visitas técnicas e estágio; além disso, reconhecemos que em nossa comunidade escolar, nem todos os estudantes possuem em seus lares acesso a computadores e à internet.

(c) Qualificação de Projetos de Trabalho de Conclusão de Curso (4ª série): Veja aqui as instruções para orientadores e alunos sobre o Projeto Trabalho, Ciência e Cultura (PTCC)

(d) Apoio discente e Projeto Escola Saudável:

- Orientações aos estudantes e aos pais sobre a rotina diária no período de suspensão das aulas: disponibilização de orientações e do planejamento para a rotina semanal de estudos;
- Criação de canais de comunicação remotos, inclusive com vídeo chamadas, para o diálogo entre o trabalho da Escola Saudável e os estudantes, para o auxílio no planejamento da rotina diária, na continuidade do processo de ensino-aprendizagem e no acompanhamento das dificuldades na realização de tarefas escolares (saúde e necessidades especiais de aprendizagem).

Curso Técnico em Citopatogia (em parceria com o INCA)

Estão sendo utilizadas plataformas de EAD, onde são disponibilizados aos alunos diversos textos de apoio, apresentações ppt, vídeos, trabalhos de fixação e avaliações, além de um canal para dúvidas e contatos diretos com os professores. Esta estratégia está sendo utilizada nas disciplinas teóricas do curso.

Curso Técnico de Agentes Comunitários em Saúde e Curso Técnico em Vigilância em Saúde

Como estes educandos são trabalhadores da saúde e fundamentais para o rastreamento de casos e prevenção de adoecimento pelo Covid 19 junto aos usuários do SUS, não estamos mantendo aulas ou atividades dos cursos. A Escola está investindo na construção de materiais educativos para disponibilizar a esses trabalhadores, contribuindo no enfrentamento da pandemia.

Atividades essenciais

A definição das atividades essenciais da EPSJV, no período da emergência de saúde pública, leva em consideração a missão da Escola no que diz respeito à sua atuação enquanto instituição estratégica de Estado na educação profissional em saúde. Para a manutenção dessas atividades essenciais, foi adotado um regime de trabalho que intercale atividades remotas (trabalho em casa) e presenciais (quando for estritamente necessário), de modo a reduzir a circulação de pessoas no ambiente de trabalho convencional.

As atividades essenciais mantidas pela EPSJV neste momento estão centradas nos seguintes objetivos:

• Produzir materiais educativos e informativos que possam orientar os trabalhadores de nível médio do SUS a respeito do Coronavírus, em especial os agentes comunitários de saúde, os trabalhadores da área de vigilância em saúde e agentes indígenas de saúde;
• Realizar Educação Permanente para agentes comunitários de saúde, trabalhadores da área de vigilância em saúde e agentes indígenas de saúde, dos municípios do estado do Rio de Janeiro, através da produção de materiais educativos e informativos a respeito do Coronavírus;
• Desenvolver ações de comunicação que visem tanto dar destaque às ações institucionais quanto a própria comunicação pública articulada com a divulgação científica e a popularização da ciência, com ênfase na pandemia do Coronavírus;
• Desenvolver estratégia diferenciada para o recebimento de artigos científicos relacionados à pandemia de Coronavírus com vistas à criação de um número específico sobre o tema na Revista Trabalho, Educação e Saúde;
• Trabalhar em conjunto com outras unidades da Fiocruz na articulação com lideranças comunitárias de favelas e movimentos sociais para o desenvolvimento de ações de enfrentamento da pandemia de Coronavírus;
• Desenvolver atividades pedagógicas para o ensino técnico integrado ao ensino médio criando canais de comunicação com os responsáveis e estudantes para a continuidade do processo de aprendizagem, além do acompanhamento das dificuldades advindas do isolamento social;
• Desenvolver atividades pedagógicas para os demais cursos ministrados pela Escola utilizando as tecnologias à distância para a continuidade do processo de aprendizagem;
• Manter a continuidade dos processos de orientações de monografias, TCCs e dissertações através da realização de encontros virtuais, assim como das discussões e trabalhos dos grupos de pesquisa (incluindo a possibilidade de desenvolvimento de novas pesquisas);
• Encaminhar as tratativas relacionadas à redesignação da EPSJV como Centro Colaborador da OPAS/OMS período 2020/2024;7
• Contribuir com as atividades desenvolvidas pela Fiocruz para a assistência de pacientes com diagnóstico confirmado de COVID-19, e quaisquer outras que se façam necessárias.
• Garantir a continuidade das ações da área de gestão para o apoio às atividades da Escola, incluindo às relacionadas ao enfrentamento da pandemia.


Consciência sanitária

As atividades relacionadas à educação e à saúde pública representam uma importante ferramenta para o desenvolvimento de nossa consciência sanitária. Nesse momento, você, objeto de proteção sanitária, passa a ter um papel ativo na compreensão das condições de saúde da população, na defesa da ciência, das universidades públicas e do Sistema Único de Saúde. Para isso, estaremos preparando uma série de atividades, tais como fóruns online, lives e vídeo aulas,que serão disponibilizadas nesse período sobre diversos relacionados ao cenário mundial do Covid-19 e seus efeitos.

Solidariedade social

A solidariedade é um importante valor social e ético. Neste momento de crise precisamos reafirmá-lo e entender que, embora os efeitos do Covid-19 sejam mais graves para os grupos de risco, todos nós temos o papel de cumprir e defender o isolamento social como forma de reduzir a pandemia: #fiqueemcasa #stayhome.

Atenção com as Fake News

Ainda há muitas lacunas no conhecimento sobre a epidemiologia e o quadro clínico da Covid-19, incluindo período mais exato de incubação, possibilidade de transmissão a partir de portadores assintomáticos e índice de transmissibilidade. O espectro clínico da doença é muito amplo, variando de assintomático, portadores de sintomas respiratórios leves a pacientes com pneumonia grave. Até o momento observou-se doença mais grave e maior taxa de letalidade em idosos e em pessoas que têm alguma doença crônica.

Por isso, manter-se informado sobre as recomedações é fundamental para conseguirmos superar essa panademia. Mais atenção às notícias que circulam por aí. Procure os veículos oficiais como o Ministério da Saúde (https://coronavirus.saude.gov.br/), a página da Fiocruz (https://portal.fiocruz.br/coronavirus) ou até mesmo o Portal EPSJV (http://www.epsjv.fiocruz.br/), pois materemos nossos canais atualizados sobre cada novidade nesse período.

Importante!

O  Ministério da Saúde posta diariamente informações sobre como devemos proceder diante de casos supeitos ou confirmados, dúvidas, protocolos sanitários e todas recomendações.  Você pode acessar pelo site (https://coronavirus.saude.gov.br/)  ou pelo aplicativo nas versões IOS (https://apps.apple.com/br/app/coronav%C3%ADrus-sus/id1408008382) ou Android  (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.datasus.guardioes&h...)

Leia o documento completo!

E não esqueça...