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Alunos apresentam experiências exitosas de estágio

‘Movimentação de prontuários’ e ‘Admissão e posse de cargo efetivo’ deram título a trabalhos do Curso Técnico de Gerência em Saúde da EPSJV
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 29/11/2017 14h37 - Atualizado em 01/07/2022 09h45

Alunos do 4º ano do Ensino Médio, da habilitação de Gerência em Saúde, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), apresentaram os trabalhos desenvolvidos na disciplina ‘Trabalho Integrado ao Estágio Curricular - Eixo Práxis III’. Tratou-se do Seminário de Estágio do Curso Técnico de Gerência em Saúde, realizado na EPSJV, no dia 23 de novembro. Divididos em grupos, eles fizeram uma análise do processo de trabalho e apontaram problemas, nós críticos, causas e planos de melhoria em relação a temas como ‘Movimentação de prontuários’, ‘Admissão e posse de cargo efetivo’, ‘Distribuição de métodos contraceptivos’ e ‘Manutenção preventiva predial’. Os estágios foram realizados no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Farias (CSEGSF), em Manguinhos (RJ), e na Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS/RJ).

Professora-pesquisadora da EPSJV, Raquel Moratori destacou que a escola construiu um plano de estágio que não reproduz uma lógica instrumental do trabalho, que é muito comum em outros campos de formação. “Nós construímos um projeto que implica pensar o estágio como um primeiro campo de inserção do aluno no mundo do trabalho e que este campo se relacione com a sua própria formação crítica. Ou seja, o estágio é o lugar onde ateoria é elemento que ajuda a pensar e transformar a prática”, elucidou.

Um das alunas do curso, Andressa Silva destacou os problemas inerentes à averbação do tempo de contribuição dos servidores públicos. Segundo ela, um dos dilemas desse debate diz respeito ao fato deque os trabalhadores não são capacitados para a atividade e, consequentemente, a etapa de análise documental do processo pode ser repetida mais de uma vez. “Como solução, podemos desenvolver um plano de capacitação frequente”, sugeriu Andressa.

“Um mandato judicial é um caso extremo. Ele é usado  quando uma pessoa, por exemplo, precisa de um medicamento ou home care, elevar o tratamento para a casa dessa pessoa é essencial. Fazer um bom fluxo é excelente para conseguirmos atender o usuário da melhor forma”, destacou o aluno Yuri Gonçalves, ao abordar em seu trabalho o tema ‘Processo licitatório por mandato judicial’. Ele observou que o estágio fez com que os alunos reconhecessem a importância do conhecimento e sua materialização na atenção à saúde.

Para a aluna Patrícia Cardoso, o estágio proporcionou o primeiro contato com a vida profissional, de modo a compreender as contradições entre teoria e prática no campo da saúde pública. “Pude perceber a importância de o centro de saúde levar em conta as particularidades do território de Manguinhos, onde a unidade está inserida, a partir do envolvimento com o contexto social de desigualdade e violência constante que marca o território, resultado de um processo de exploração e invisibilização da população que nele habita”, descreveu.

Os alunos irão apresentar, ainda, os trabalhos na 2ª Mostra de Trabalhos do Nível Técnico, que acontece na 10ª Jornada Científica dos Acadêmicos Bolsistas, em 1º de dezembro, no Centro Universitário Universus Veritas (Univeritas). Mais informações.