Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Após greve, EPSJV define calendário de reposição das aulas

Estudantes terão aulas até fevereiro de 2016 para que sejam cumpridos os 200 dias letivos previstos na Lei de Diretrizes e Bases.
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 05/10/2015 11h40 - Atualizado em 01/07/2022 09h46

A partir de um debate que envolveu professores e alunos, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) definiu o calendário de reposição das aulas, que foram retomadas no dia 21 de setembro, após a greve de 63 dias dos trabalhadores da Fiocruz. Nos cursos técnicos integrados ao ensino médio, para que sejam cumpridos os 200 dias letivos previstos na Lei de Diretrizes e Bases (LDB), as aulas irão se estender até o dia 5 de fevereiro de 2016, com recesso nas semanas de Natal e Réveillon. Após o fim do ano letivo de 2015, haverá três semanas de recesso e as aulas do ano letivo de 2016 começam no dia 29 de fevereiro. O primeiro semestre letivo terminará no dia 5 de agosto e o segundo semestre se inicia no dia 23 de agosto. Em 2016, com a realização das Olimpíadas no Rio de Janeiro, o recesso escolar de julho será adiado para agosto, durante o período da competição.

No total, serão repostos 38 dias letivos, que incluirão aulas aos sábados e durante todo o mês de janeiro de 2016. As tardes de quinta-feira, que na EPSJV, são ocupadas pelas chamadas Atividades Diversas, com conteúdo extraclasse, também serão usadas para a reposição de conteúdo e aulas de apoio, de acordo com a necessidade dos alunos e professores. “Além de repor os dias letivos, também temos que retomar os conteúdos de antes da greve. Foram dois meses parados e os alunos precisam retomar o ritmo de estudos”, diz o coordenador geral do Ensino Técnico, Luiz Maurício Baldacci.

Para os alunos do quarto ano (último ano do curso técnico de nível médio em saúde), foi pensada ainda uma estratégia de reposição de aulas que garanta todo o conteúdo que eles deveriam estudar até a data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para os dias 24 e 25 de outubro. Com isso, eles poderão fazer a prova em igualdade de condições com estudantes de outras instituições de ensino que não tiveram greve neste ano. “Essa reposição diferenciada será possível porque os alunos do quarto ano só têm cinco disciplinas do Ensino Médio, estágio e dois dias de orientação de monografia. Nesse período, suspendemos um dos dias de orientação”, explica Luiz Maurício, acrescentando que para os alunos que concluirão o curso neste ano, a EPSJV decidiu reduzir a carga horária do estágio para o período mínimo previsto em lei.

A monografia que os alunos do quarto ano apresentam como pré-requisito para a conclusão do curso, neste ano, poderá ser defendida para uma banca de avaliadores, como acontece normalmente todos os anos, ou apresentada para uma parecer crítico, sem a apresentação da defesa pelo aluno. Com isso, a data da cerimônia de formatura do quarto ano será mantida no dia 18 de dezembro, como prevista inicialmente no calendário escolar, para que os alunos não sejam prejudicados no ingresso na universidade ou na entrada em algum emprego. “Foi um esforço coletivo de todos, professores e profissionais administrativos, para a ocupação dos sábados e das quintas-feiras, além das aulas em janeiro. Ainda faltam alguns ajustes, mas o calendário de reposição está quase concluído”, ressalta Luiz Maurício. A Representação dos Trabalhadores (Reprepoli) da EPSJV também reiterou a responsabilidade dos profissionais da Escola com a sociedade. “Assumimos o compromisso coletivo de fazer a greve em defesa dos direitos dos trabalhadores e, agora, temos o compromisso de não prejudicar os estudantes”, afirma Ana Beatriz Noronha, uma das integrantes da Reprepoli.

Outros cursos

Os alunos do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio na Modalidade de Jovens e Adultos (Proeja) em Radiologia, que estudam à noite na EPSJV, terão as aulas até o dia 25 de janeiro, com recesso nas semanas de Natal e Réveillon.

As aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que também acontecem à noite, se encerram no dia 22 de janeiro, incluindo quatro dias de aulas aos sábados, com recesso nas semanas de Natal e Réveillon. Os alunos da EJA e Proeja retornam às aulas no dia 29 de fevereiro.

Outros cursos da EPSJV previstos para o segundo semestre de 2015 também tiveram seus calendários alterados ou foram adiados para 2016.

O calendário de reposição da pós-graduação está sendo finalizado, mas a previsão é que as aulas se estendam até o fim de janeiro de 2016.

Processo Seletivo 2016

A EPSJV está finalizando o edital do Processo Seletivo 2016 da Escola, que deve ser lançado na primeira quinzena de outubro. Com a greve, o calendário do processo seletivo, que, normalmente, tem início em julho, teve que ser readequado. Assim que o edital for divulgado, todas as informações estarão disponíveis no site da EPSJV e do Processo Seletivo.

Comentários

Boa noite Me escreve no processo seletivo de radiologia médica para cursos técnico não consigo ver o resultado como posso ver as seleção... Obrigada Cristina