Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Arte e Saúde aborda o tema Latinidades

Evento da EPSJV terá exibição de filmes, debates, oficinas e apresentações teatrais
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 22/09/2011 08h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h46

Com o tema Latinidades, teve início hoje, 22 de setembro, o evento Arte e Saúde, promovido pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV). A programação, que vai até o dia 24 de setembro, inclui exibição de filmes, debates, oficinas e apresentações teatrais sobre o tema.

No primeiro dia do evento, foram exibidos os filmes ‘La Teta Assustada’, de Claudia Llosa (Espanha/Peru, 2009), e ‘Cinema, Aspririnas e Urubus’, de Marcelo Gomes (Brasil, 2005). As duas exibições foram seguidas de debates. Também no dia 22, às 18h30, será exibido o filme ‘O Banheiro do Papa’, de César Charlone e Enrique Fernandez (Uruguai/Brasil/França, 2007), seguido de debate.

Na sexta-feira, 23 de setembro, às 8 horas, no auditório da EPSJV, haverá exibição do filme ‘Terra em Transe’, de Glauber Rocha (Brasil, 1967), seguido de debate. Às 14 horas, no Pátio Circular da EPSJV, acontece a leitura dramatizada da peça ‘O Caso do Novilho Furtado’, de Ariano Suassuna, com alunos da EPSJV. Em seguida, será apresentada a peça ‘4 Mulheres’, do Grupo Capachos da Arte, do CAp UFRJ. Também haverá debates após as apresentações teatrais.

A partir das 18h30, acontecem as oficinas do evento - Pintura Corporal (com Leandro Nardacio e Moysés Gomes); Isso dá música (Jeanine Bogaerts); Teatro do Oprimido (Felipe Araújo); Performances Ameríndias – O Mito de Macunaíma (Diego Reis); e Um olhar cultural sobre a Bolívia: tão próxima e tão distante de nós, brasileiros (Patrícia Oliveira Rezende).

No sábado, dia 24, das 9h às 12h, serão realizadas as oficinas de Pintura Corporal (Leandro Nardacio e Moysés Gomes); Música (Glauber Resende); Teatro do Oprimido (Felipe Araújo); Livro Artesanal (Pablo das Oliveiras); Criação Poética (João Pedro Fagerlande); Performances Ameríndias – O Mito de Macunaíma (Diego Reis); Poesia e Luta Popular na América Latina (Oirã Ferrer) e O que é o índio? (Lucas Zelesco).

Durante todos os dias do Arte e Saúde acontece ainda a oficina permanente de registro do evento, coordenada pelo Núcleo de Tecnologias Educacionais (Nuted) da EPSJV.

Acesse a programação completa