Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Cenários e perspectivas da produção acadêmica sobre juventude

Em palestra na EPSJV, coordenador do Observatório Jovem da UFF aborda as pesquisas científicas sobre os jovens e aponta caminhos para o Ensino Médio no país
André Antunes - EPSJV/Fiocruz | 26/08/2011 08h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h47


Mapear, sistematizar e difundir informações sobre programas de iniciação científica voltados para a educação básica: esse é o objetivo do Observatório Juventude, Ciência e Tecnologia, lançado pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, no último dia 19 de agosto, no contexto da comemoração de 25 anos do Programa de Vocação Científica (Provoc).“Percebemos que as políticas públicas voltadas para a juventude não abordam a ciência e tecnologia, e as políticas de ciência e tecnologia não falam em juventude. Nossa ideia é servir como uma ponte para o diálogo entre essas duas áreas e ajudar a fomentar pesquisas e seminários com essa temática”, explica Maria Lucia Cardoso, pesquisadora da EPSJV e uma das coordenadoras executivas do Observatório.



Segundo ela, a iniciativa surgiu como um desdobramento do trabalho realizado pelo Provoc ao longo dos últimos 25 anos. “O Provoc nos deu a segurança de que programas de iniciação científica para a educação básica, ao permitirem o contato dos alunos com a pesquisa, servem como estímulo para a carreira cientifica e contribuem para a formação dos jovens. Por isso buscamos expandir essa experiência para além da Fiocruz”, explica.



O site do Observatório Juventude, Ciência e Tecnologia centraliza inúmeras informações relevantes para pesquisadores e estudantes que queiram se engajar em projetos de iniciação científica. Além de um banco de projetos de pesquisa na área, o site reúne um apanhado dos programas de iniciação científica voltados para a educação básica que são oferecidos no Brasil, divididos por estados. Ele também apresenta textos, entrevistas e vídeos sobre a carreira científica, bem como explicações detalhadas das diferentes áreas do conhecimento, suas possibilidades de atuação e instituições de ensino. Quem acessar o site também poderá se manter informado sobre eventos, premiações e sociedades cientificas com projetos voltados para jovens. Por fim, ele oferece também um apanhado de artigos, livros e periódicos sobre ciência e tecnologia, educação e juventude, bem como links para sites que abordam esses três temas.