Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Curso de Educação Popular em Saúde terá nova etapa

EdPopSUS II oferece mais 1.400 vagas em quatro estados. Formação, que é coordenada pela EPSJV e o Ministério da Saúde, já está em andamento em outros dez estados do país
Redação - EPSJV/Fiocruz | 16/03/2017 07h23 - Atualizado em 01/07/2022 09h45

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) inicia em maio deste ano a segunda etapa do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde (EdPopSUS II), que irá formar 1.400 educandos e 80 educadores em quatro estados do país – Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Paraíba e Piauí. Na primeira etapa do EdPopSUS II, iniciada em dezembro de 2016, já estão em formação 2.345 educandos em dez estados – Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. "A proposta é aprofundar os conhecimentos de educação popular, provocando reflexões e reorientação das práticas de educação em saúde vigentes no SUS, uma vez que ainda persistem práticas prescritivas e transmissivas de conhecimentos, que desconsideram os saberes, linguagens e valores sociais das classes populares", destaca a coordenadora nacional do projeto, Vera Joana Bornstein.

O EdPopSUS II é uma parceria entre a EPSJV e o Ministério da Saúde, que prevê a formação de sete mil educandos, em 13 estados, até fevereiro de 2018. Do total de vagas, 70% são para Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Agentes Indígenas de Saúde e Agentes de Vigilância em Saúde (AVS), além de outros profissionais da Atenção Básica, e 30% para lideranças comunitárias e integrantes de movimentos sociais. A formação tem carga horária de 160 horas na modalidade presencial, com 136 horas de atividades de classe e 24 horas de trabalho de campo. Cada turma é formada por 35 alunos e coordenada por dois educadores. “O projeto político-pedagógico e a organização curricular foram construídos coletivamente, com a coordenação da EPSJV, em diversas oficinas nacionais, com a participação de lideranças comunitárias, movimentos sociais e representantes das Escolas Técnicas do SUS (ETSUS)", explica Marcelo Princeswal, integrante da coordenação nacional do projeto.

Grasiele Nespoli, que também integra a coordenação nacional, "o EdPopSUS II é um projeto ambicioso, que abarca um coletivo de grandes dimensões. Por meio dele, são apresentados os fundamentos da Educação Popular, orientando novos caminhos e novos saberes no campo da saúde". Para Irene Goldschmidt, que faz parte da equipe pedagógica do EdPopSUS, “trabalhar coletivamente nunca é fácil, há os tensionamentos, os conflitos, as divergências, mas, por outro lado, quando se consegue entrar em sintonia e construir juntos um processo que possibilite mudanças e transformações sociais, todos crescem. Esse curso é uma grande oportunidade de fortalecimento nesse caminho de transformações", diz ela.

Comentários

É muito importante explorar novos horizontes.

É muito importante explorar novos horizontes.

O que tenho a dizer EdPop Sus, educação saber, compartilhar, è respeito as indiferenças e ver novos horizontes e muito mais.... Estou esperando próxima edição aqui no Sul. vou novamente.

Poxa, quero muito participar, mais o prazo acabou

gostaria de saber quando vai abrir nova seleção para novas turmas em educação popular em saúde pois não tive oportunidade de participar