Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Educação de Técnicos em Saúde

EPSJV comemora dez anos de atuação como Centro Colaborador da OMS para a educação desses profissionais
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 07/08/2014 08h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h47

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) completa em 2014 dez anos de atuação como Centro Colaborador da Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) para a Educação de Técnicos em Saúde.



A EPSJV foi designada Centro Colaborador da OPAS/OMS para a Educação de Técnicos em Saúde pela primeira vez em julho de 2004, sendo redesignada em 2008 e em 2012. As instituições que atuam como centros colaboradores da OMS participam de redes colaborativas internacionais e desenvolvem diversas atividades de apoio à OMS, com o objetivo de contribuir para aumentar a cooperação técnica entre os países. O trabalho da EPSJV como centro colaborador se baseia no conceito de Cooperação Técnica Internacional, respeitando a autonomia dos países.



Ao longo desses dez anos, o trabalho da EPSJV como centro colaborador incluiu o desenvolvimento de capacidades para a elaboração de projetos de políticas para a área, estruturação e regulamentação de cursos, elaboração de currículos, cursos, metodologias e tecnologias educacionais voltados para a formação dos trabalhadores técnicos e a produção conjunta de conhecimento nas áreas de trabalho, educação e saúde.



O livro ‘Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio: 10 anos como Centro Colaborador da OMS para a Educação de Técnicos em Saúde’ traz um resumo das principais ações da EPSJV como centro colaborador, como o TCC Bolívia, Brasil e Paraguai, o Projeto Mercosul e o Plano de Melhora da Qualidade das Instituições Formadoras de Técnicos em Saúde. A publicação é organizada por Ana Beatriz Noronha, Anakeila de Barros Stauffer e Helifrancis Conde Groppo Ruela e será lançada durante as comemorações do aniversário do centro colaborador, no dia 27 de agosto.



O livro relata ainda outras ações de cooperação técnica com os países da América Latina, os Países Africanos de Língua Portuguesa (Palops), além de outros países africanos. A publicação também tem informações sobre a Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde (RETS) , da qual a EPSJV é Secretaria Executiva, e sobre suas sub-redes: Rede de Escolas Técnicas de Saúde da CPLP (RETS-CPLP) e Rede de Escolas Técnicas da Unasul (RETS-Unasul) .



Comemoração



A EPSJV promove no dia 27 de agosto um evento em comemoração ao aniversário de 29 anos da Escola (completados no dia 19 de agosto) e os dez anos de atuação como Centro Colaborador da Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) para a Educação de Técnicos em Saúde.



As comemorações começam às 9h30, no Auditório Joaquim Alberto Cardoso de Melo, com a mesa de abertura do evento. Em seguida, haverá a conferência ‘Políticas de Saúde na América Latina’, com Oscar Feo, coordenador nacional da Universidade de Ciências da Saúde da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América (ALBA) e a mediação de Marcela Pronko, vice-diretora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da EPSJV.



A programação continua às 14 horas, com o painel ‘Cooperação Internacional: organismos internacionais e as políticas de saúde na América Latina’, com João Márcio Mendes Pereira, doutor em História, professor adjunto de História da América Contemporânea da UFRRJ, professor do Programa de Pós-Graduação em História da UFRRJ e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe da UNESP; e Maria Lucia Rizzotto, doutora em Saúde Coletiva e professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, com Marcela Pronko como mediadora.



Às 15h30, haverá uma apresentação da Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí. O grupo, formado por cerca de 30 jovens, é um projeto social do Palácio Itaboraí (Fiocruz Petrópolis) que tem o objetivo de promover a inclusão social e a capacitação profissional pela música.



Lançamentos editoriais



Para encerrar a programação do dia, às 16h30, serão lançados os novos livros publicados pela Escola Politécnica. Em comemoração ao aniversário do centro colaborador, será lançado o livro ‘Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio: 10 anos como Centro Colaborador da OMS para a Educação de Técnicos em Saúde’, organizado por Ana Beatriz Noronha, Anakeila de Barros Stauffer e Helifrancis Conde Groppo Ruela.



Outro lançamento é ‘Conceitos básicos e aplicados em imuno-hematologia’, organizado por Maria Beatriz Siqueira Campos de Oliveira, Flávia Coelho Ribeiro e Alexandre Gomes Vizzoni. Também será lançada a coleção ‘Conceitos e métodos para a formação de profissionais em laboratórios de saúde’, com cinco volumes, organizada por Etelcia Molinaro, Luzia Caputo e Regina Amendoeira.



‘Iniciação Científica na Educação Profissional em Saúde: articulando trabalho, ciência e cultura (vol. 8)’ é outro lançamento da EPSJV, organizado por Anakeila de Barros Stauffer, André Dantas e Marcela Pronko.



Serão lançados também: ‘Segurança alimentar no contexto da vigilância sanitária: reflexões e práticas’, organizado por Bianca Ramos Marins, Rinaldini Tancredi e André Luís Gemal; ‘Trabalhadores Técnicos da Saúde: aspectos da qualificação profissional no SUS’, organizado por Márcia Valéria Morosini, Márcia Lopes, Daiana Crús, Filipina Chinelli e Monica Vieira; e ‘Caderno de debates 4 – Os desafios da integração regional para os trabalhadores técnicos em saúde’, que tem a organização de Anakeila de Barros Stauffer e Anamaria D’Andrea Corbo.