Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

EPSJV comemora 30 anos de educação profissional em saúde

Evento comemorativo, que será realizado como atividade de greve, terá a participação de Maria Rita Kehl, Paulo Arantes, Rodrigo Castelo e Virgínia Fontes
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 06/08/2015 08h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h46

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) comemora no próximo dia 19 de agosto 30 anos de atuação na área de educação profissional em saúde. Para marcar a data, serão realizadas mesas de debates nos dias 18, 19 e 21 de agosto, no Auditório Joaquim Alberto Cardoso de Melo. Os 30 anos da EPSJV, que surgiu na época da redemocratização brasileira, coincidem, portanto, com os 30 anos de democracia no Brasil. E para marcar essas datas, o evento comemorativo de aniversário vai trazer diferentes abordagens sobre o enfraquecimento da democracia nesses 30 anos.

No dia 18, às 13h30, a mesa-redonda “Democracia em tempos de crise estrutural do capital” terá a participação de Rodrigo Castelo, economista, doutor em Serviço Social e professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio); Paulo Arantes, filósofo e professor aposentado do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP), e Virgínia Fontes, professora-pesquisadora da EPSJV e da Universidade Federal Fluminense (UFF). Rodrigo Castelo é autor do livro “O Social-liberalismo: auge e crise da supremacia burguesa”; Paulo Arantes escreveu diversos livros, sendo o mais recente deles “O novo tempo do mundo”; Virgínia Fontes é autora da obra “O Brasil e o capital-imperialismo: teoria e história”, publicado pela EPSJV e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

No dia 19, às 19h, acontece a mesa-redonda "Remoções: desenvolvimento pra quem?", com Flávio Serafini, sociólogo, deputado estadual (PSOL-RJ) e professor-pesquisador da EPSJV/Fiocruz. Às 21 horas, será realizada uma confraternização em comemoração aos 30 anos da EPSJV.

No dia 21, às 9h30, a escritora e psicanalista Maria Rita Kehl fará uma conferência com o tema “Memória, Experiência e Juventude”. Maria Rita é autora de diversos livros e integra a Comissão Nacional da Verdade, que apura violações aos direitos humanos ocorridas no período entre 1946 e 1988. Em seguida, será realizado um Almoço Comunitário da EPSJV, e, logo após, uma roda de jongo com Lucio Sanfilippo.

O evento comemorativo de 30 anos da EPSJV será realizado como atividade de greve dos trabalhadores da Fiocruz, que estão paralisados desde o dia 16 de julho, reivindicando não apenas melhorias salariais, mas também em defesa do direito da população brasileira a uma saúde pública de qualidade e contra o ajuste fiscal do governo, que tem atingido todos os trabalhadores.

Escola

A EPSJV foi fundada no dia 19 de agosto de 1985, voltada para a formação integral dos profissionais de saúde de nível médio. A escola é uma unidade técnico-científica da Fiocruz, que atua na área de Educação Profissional em Saúde, pesquisa e cooperação nacional e internacional

Referência nacional no campo da Educação Profissional em Saúde, a EPSJV também é Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a Educação de Técnicos em Saúde, além de Secretaria Executiva da Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde (RETS) e da Rede de Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (RET-SUS).

A EPSJV oferece cursos técnicos de Saúde integrados ao ensino médio, de Formação Inicial e Continuada, Subsequentes ao Ensino Médio, além de cursos de Especialização Técnica nas áreas de Vigilância em Saúde, Atenção, Informações e Registros, Gestão, Técnicas Laboratoriais e Manutenção de Equipamentos. A Escola possui ainda um Programa de Pós-graduação, que oferece cursos de Especialização e Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde.
 

tópicos: