Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

EPSJV conclui formação de profissionais de saúde peruanos

Ação de cooperação internacional formou profissionais de saúde na área de vigilância e controle vetorial
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 12/12/2013 09h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h47

 A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) conclui nesta semana mais uma ação de cooperação técnica internacional. Desta vez, a escola fez a formação de 36 profissionais peruanos no Curso de Especialização Técnica em Vigilância em Saúde Ambiental e Controle Vetorial. O curso foi realizado em Iquitos, no Peru, de 4 de novembro a 13 de dezembro.



A formação teve como objetivo fortalecer os conhecimentos em Vigilância Sanitária e controle de vetores, com um enfoque na gestão do território em saúde, dos profissionais de saúde responsáveis pelo controle vetorial nas regiões mais afetadas pela dengue no Peru. “O curso surgiu a partir de uma demanda do Instituto Nacional de Saúde do Ministério da Saúde do Peru. Foram qualificados profissionais de 16 estados peruanos para que eles possam replicar os conhecimentos junto a suas equipes regionais e locais”, explica a coordenadora geral do curso e coordenadora da Cooperação Internacional da EPSJV, Grácia Gondim, acrescentando que todos os alunos são de Nível Superior e que o curso é uma especialização latu senso.



O curso teve 384 horas de carga horária e foi realizado com momentos presenciais e de trabalho de campo, que contavam com a orientação de um docente local. No total, foram três módulos presenciais e três momentos de trabalho de campo, além da apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). A equipe de docentes era formada por profissionais da EPSJV e de instituições de saúde peruanas.



A formação foi dividida em três unidades: Situação de Saúde e Território; Gestão Territorial da Saúde para a Vigilância e Controle; e Aspectos Técnicos da Vigilância e Controle Vetorial. O TCC se desenvolveu a partir do diagnóstico das condições de vida e saúde dos territórios. “O TCC foi realizado em grupo, mas o tutor local acompanha o desempenho individual cada um no grupo. No encerramento do curso, os alunos apresentarão os trabalhos para uma banca avaliadora com docentes da EPSJV e do Peru”, explica Grácia.