Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

EPSJV e ENSP promovem seminário sobre Ergologia

Durante o evento, também será lançado o suplemento sobre Ergologia da revista Trabalho, Educação e Saúde

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) e a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) promovem no dia 18 de novembro o seminário ‘Conversas sobre Ergologia’. O evento é um encontro aberto ao público em geral em que serão apresentadas e discutidas parte das pesquisas publicadas no suplemento n. 1 do volume 9 da revista Trabalho, Educação e Saúde dedicado à perspectiva ergológica de Yves Schwartz, filósofo francês, professor emérito do Departamento de Ergologia da Université de Provence. O seminário será realizado na sala 111 da EPSJV, a partir das 9 horas.



O evento também marca o lançamento do suplemento sobre Ergologia, a qual vem influenciando pesquisadores de variados campos do saber e áreas do conhecimento na abordagem da temática Trabalho, um dos eixos da linha editorial de Trabalho, Educação e Saúde.



O suplemento, organizado pelas pesquisadoras Élida Hennington (Fiocruz), Daisy Cunha (UFMG) e Maria Clara Fischer (UFRGS), numa parceria entre a EPSJV e a ENSP, traz contribuições de pesquisadores nacionais e internacionais, num total de 15 textos, e se constitui numa pequena amostra da atual penetração da abordagem ergológica nos estudos sobre trabalho no Brasil.



O seminário irá abordar principalmente dois temas. A primeira mesa, ‘O trabalho em saúde na perspectiva ergológica’,  contará com a apresentação e debate de pesquisas sobre a atividade de auxiliares de UTI neonatal, o trabalho em equipe multiprofissional de saúde e o processo de trabalho no SAMU. A segunda mesa, ‘A ergologia em diferentes cenários’, discutirá a gestão coletiva dos serviços de saúde pública, um dispositivo de formação de trabalhadores da saúde e o debate de normas e valores no teleatendimento.