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EPSJV inicia ano letivo de 2018

Escola Politécnica dá as boas vindas aos 300 alunos do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio de 2018, incluindo cerca de 96 novos alunos, que iniciarão sua trajetória no Poli
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 20/02/2018 08h59 - Atualizado em 01/07/2022 09h45

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) dá as boas vindas, hoje (20 de fevereiro), aos 300 alunos do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio de 2018, incluindo cerca de 96 novos alunos, que iniciarão sua trajetória no Poli, nas habilitações de Análises Clínicas, Gerência em Saúde e Biotecnologia. Voltada para a formação integral dos profissionais de saúde de nível médio, a Escola Politécnica atua na área de Educação Profissional em Saúde. Em março de 2018, a história da EPSJV na educação profissional em saúde integrada ao Ensino Médio completa três décadas. “Neste ano, completamos 30 anos de atuação na formação de trabalhadores para o Sistema Único de Saúde, sempre buscando uma educação crítica que contribua para o fortalecimento do direito à saúde e para a construção de uma sociedade justa”, diz a diretora da EPSJV, Anakeila de Barros Stauffer.

Atualmente, o Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio é oferecido em três habilitações na EPSJV. O Técnico em Biotecnologia – oferecido pelo segundo ano pela Escola - ensina os fundamentos científicos e tecnológicos aplicados nos processos de trabalho em biotecnologia, sempre associados a uma concepção abrangente da Saúde Pública, da Ciência & Tecnologia e Inovação e das relações de trabalho. A habilitação se desenvolve por meio de aulas teóricas e práticas, e conta com a participação de profissionais especializados da EPSJV e de outras unidades da Fiocruz, como o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), e o Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS).

Entre diversas tarefas, o Técnico em Biotecnologia estará capacitado para executar atividades laboratoriais de biotecnologia e biociências em centros de pesquisas, indústrias e empresas no setor de saúde humana e animal, ambiental e agropecuário. Além de operar, controlar e monitorar processos industriais e laboratoriais, incluindo laboratórios de saúde e ambiental.

A habilitação do Técnico em Análises Clínicas que, também com aulas teóricas e práticas, inclui disciplinas como Animais de Laboratório; Bioestatística; Biologia Molecular; Hematologia; Imunologia; e Técnicas Básicas em Laboratório. O Técnico em Análises Clínicas estará apto a realizar testes laboratoriais, fazer análises microscópicas e diagnosticar doenças de origem parasitárias, entre outras atividades.

Outra habilitação é o Técnico em Gerência em Saúde, que busca formar técnicos com capacidade para desenvolver ações e processos gerenciais nas organizações de saúde, contribuindo para a melhoria da qualidade da assistência oferecida à população. A habilitação se desenvolve por meio de aulas teóricas e práticas, em componentes curriculares organizados em torno dos seguintes eixos temáticos: Administração e Planejamento em Serviços de Saúde; Produção e Disseminação de Informação em Saúde; Gestão em Saúde e Cidadania.

Outros cursos

A Escola oferece também cursos de especialização técnica e de formação inicial e continuada, além de de qualificação, atualização e aperfeiçoamento, nas áreas de Vigilância em Saúde, Atenção à Saúde, Informações e Registros em Saúde, Gestão em Saúde, Técnicas Laboratoriais em Saúde, Manutenção de Equipamentos, Processo de trabalho em Saúde e Radiologia.

A Escola Politécnica possui ainda um Programa de Pós-graduação em Educação Profissional em Saúde, voltado para a formação de quem educa o trabalhador. O programa oferece cursos de Especialização e Mestrado Profissional, com turmas locais e uma vertente nacional voltada especificamente para trabalhadores da Rede de Escolas Técnicas do SUS. Na pós-graduação, a EPSJV realiza também cursos em âmbito internacional, principalmente em países da América Latina e África, como parte das ações de cooperação técnica. As aulas da Pós-graduação de 2018 se iniciam no dia 6 de março. A experiência na educação básica, nos cursos técnicos integrados, permitiu que a EPSJV desenvolvesse também cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), como parte do seu compromisso com a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores do seu território. Além das turmas regulares da EJA, a EPSJV oferece o Curso Técnico em Radiologia, na modalidade subsequente. Em 2018, as aulas do ensino fundamental e médio da EJA começam em 26 de fevereiro.

A Escola coordena também o Programa de Vocação Científica (Provoc) da Fiocruz, voltado para alunos de ensino médio de outras instituições de ensino. Participam do Provoc, alunos de diversas escolas públicas e privadas da cidade do Rio de Janeiro, além de jovens das comunidades do território da Fiocruz. Os estudantes que participam do Provoc atuam em diversas unidades da Fiocruz, acompanhando o trabalho de um pesquisador e vivenciando a prática de uma pesquisa.

Projeto Político Pedagógico

O Projeto Político Pedagógico (PPP) da EPSJV foi construído coletivamente, e tem como base a noção de politecnia: o esforço para integrar a formação profissional e a educação geral, articulando os aspectos manuais e intelectuais do trabalho. “Na EPSJV, a educação é um projeto de sociedade, por isso, buscamos uma formação que, além de técnica, seja ética e política. Esses princípios norteiam a concepção e a organização tanto das nossas atividades de ensino quanto da pesquisa e da cooperação técnica”, explica Anakeila.

Na base do conceito de politecnia está a clareza de que a escola não pode naturalizar a separação entre trabalho manual e trabalho intelectual que está presente na sociedade. Isso significa recusar a ideia de que, para alguns, filhos das camadas mais pobres da população, basta uma formação instrumental, voltada para uma inserção mais rápida do mercado de trabalho. Trata-se da possibilidade de formar profissionais em um processo em que se aprende praticando, mas sem abrir mão dos princípios científicos que estão direta e indiretamente na base desta forma de se organizar o trabalho no mundo em que vivem.

O principal objetivo da formação desenvolvida e defendida pela Escola Politécnica em todos os níveis é superar o que, no campo crítico da educação, se chama de “dualidade estrutural”, exatamente essa rígida separação entre a concepção e a execução do trabalho e, mais do que isso, a naturalização de que a isso corresponde também uma divisão no interior da sociedade: aos filhos dos ricos, uma educação mais ampla, voltada para as funções intelectuais; aos filhos dos pobres uma formação restrita, voltada apenas para o trabalho. ”Acreditamos num processo educativo que forma trabalhadores para serem não só peças de uma engrenagem, mas dirigentes comprometidos com um projeto de saúde pública e de sociedade. É para construir esse caminho juntos que damos agora as boas-vindas aos jovens que acabam de chegar a nossa Escola”.

Comentários

Gostaria de ter uma oportunidade de fazer parte dessa escola já me esqueci várias vezes e nunca fui chamada pra nem um curso gostaria de uma chanse

Gostei muito desses cursos gostaria de saber mais sou da área de saúde