Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

EPSJV participa de projeto de qualificação de jovens na Bahia

Professores da Escola ministram aulas sobre Registros e Informações em Saúde.
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 27/08/2010 08h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h47


 Docentes da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) participam neste mês, em Salvador (BA), de um curso para a qualificação de jovens baianos para o primeiro emprego. Nos dias 10 a 16 e 23 a 28 de agosto, profissionais da Escola ministraram aulas para jovens do Programa Mais Futuro, promovido pela Secretaria Estadual de Saúde da Bahia, no módulo sobre Registros e Informações em Saúde.



O conteúdo das aulas incluiu as disciplinas Atendimento ao Público (abertura de prontuários); Agravos em Saúde; Arquivo e Conservação de Prontuários do Paciente; e Sistemas de Informação. “Fazemos aulas dinâmicas, procurando desenvolver as relações interpessoais, o atendimento humanizado, o trabalho em equipe e os aspectos éticos e legais dos Registros e Informações em Saúde”, explica Denise Gomes, uma das cinco professoras da Escola que participaram do curso, junto com Flávio Astolfo, médico da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro.



Durante as aulas, os alunos aprenderam a importância de preencher e interpretar corretamente um prontuário médico para que gere estatísticas que reflitam a real situação da unidade hospitalar. “Também trabalhamos com eles a questão do cuidado que se deve ter com os pacientes durante o atendimento, já que são pessoas que chegam ao hospital fragilizadas por estarem doentes”, diz Denise.



Os jovens aprenderam ainda sobre prevenção e controle de doenças, além da terminologia correta de cada uma delas, para que os prontuários possam ser preenchidos corretamente. “Explicamos também como acontece a contaminação nos hospitais e os cuidados de higiene que eles devem ter dentro das unidades hospitalares para que possam se proteger e proteger aos usuários dos serviços de saúde”, diz Nair Navarro, professora da EPSJV que também participou do curso.



Participam das aulas 200 jovens, de 18 a 24 anos, selecionados por meio de um concurso público. Após a qualificação, eles serão inseridos em seis unidades hospitalares estaduais da Bahia.



Essa é a segunda vez que o grupo de Informações e Registros em Saúde, que é referência nacional nessa área, é convidado a participar do projeto. A primeira vez foi em 2009, quando os profissionais da EPSJV também ministraram aulas das mesmas disciplinas. “Soubemos depois que usuários e trabalhadores do hospital para o qual os jovens foram encaminhados relataram que havia melhorado muito o atendimento e os serviços de arquivo e estatística da unidade, justamente as áreas que trabalhamos nas nossas disciplinas”, conta Denise.



O Mais Futuro é um programa de formação de jovens para o primeiro emprego. Após a capacitação, os jovens vão trabalhar nas secretarias, órgãos e autarquias do Estado da Bahia.