Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

EPSJV participa do II Colóquio Brasil-Cuba de Formação em Saúde Pública

Escola apresentou sua experiência na formação profissional em saúde e na secretaria executiva da RETS
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 06/10/2016 10h12 - Atualizado em 01/07/2022 09h46

DivulgaçãoA Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) participou, de 19 a 21 de setembro, do II Colóquio Brasil-Cuba de Formação em Saúde Pública, realizado em Havana, Cuba, e que reuniu escolas e institutos de saúde pública dos dois países para discutir os desafios e estratégias para o aperfeiçoamento da formação em saúde. No evento, que é organizado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz), o Instituto Nacional de Higiene, Epidemiologia e Microbiologia (Inhem) de Cuba e a Escola Nacional de Saúde Pública de Cuba (Ensap), os representantes da EPSJV participaram de dois painéis com os temas "A formação dos trabalhadores técnicos em Saúde no Brasil e em Cuba" e “A atuação das redes estruturantes em saúde e os desafios das tecnologias educacionais, através da experiência da EPSJV/Fiocruz na secretaria executiva da RETS”.

Nos painéis, o diretor da EPSJV, Paulo César de Castro Ribeiro, e a assessora de Cooperação Internacional da Escola, Ingrid Freire, apresentaram a experiência da EPSJV na formação profissional em saúde e nas ações de cooperação técnica internacional visando o fortalecimento da formação em outros países. “Além de contribuir apresentando a experiência da Escola, nosso objetivo ao participar do colóquio é fortalecer a parceria com a Ensp e as escolas de Saúde Pública de Cuba, especialmente para fortalecer a capacidade formativa das escolas e o intercâmbio de saberes e práticas sobre a formação dos trabalhadores técnicos em saúde nos dois países”, disse o diretor da EPSJV.

No dia 19, o painel "A formação dos trabalhadores técnicos em Saúde no Brasil e em Cuba", discutiu quem são, o que fazem e como se formam os trabalhadores técnicos em saúde. No dia 20, no painel “A atuação das redes estruturantes em saúde e os desafios das tecnologias educacionais, através da experiência da EPSJV/Fiocruz na secretaria executiva da RETS”, os representantes da Escola falaram sobre a experiência da Escola na secretaria executiva da Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde (RETS).

O III Colóquio Brasil-Cuba de Formação em Saúde Pública será realizado no Brasil, em 2017, e terá como tema “Formação Docente em Saúde Pública”.

Cooperação técnica

Em Cuba, os representantes da EPSJV também participaram de uma reunião com a direção e professores da Facultad de Tecnología de la Salud (Fatesa) para discutir ações de cooperação bilateral.