Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

EPSJV recebe missão de Guiné Bissau

Ação de cooperação técnica internacional discutiu o currículo da área de Análises Clínicas.
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 03/09/2010 08h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h47


Representantes da Escola Nacional de Saúde (ENS) de Guiné Bissau estiveram nesta semana na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) para discutir a reformulação do currículo da área de Análises Clínicas da ENS. De 30 de agosto a 1º de setembro, o coordenador do Curso de Técnicos de Laboratório de Análises Clínicas da ENS, Serifo Monteiro, e o professor Euclides Victor dos Santos, se reuniram com uma equipe de professores-pesquisadores da EPSJV.



“Durante a missão foram apresentados e debatidos os currículos das duas instituições, discutindo-se o perfil do trabalhador técnico de análises clínicas, assim como as possibilidades para a sua formação. A partir do debate, revisamos o currículo da ENS de Guiné Bissau e configuramos dois cursos de especialização técnica”, disse Anakeila Stauffer, da Coordenação de Cooperação Internacional da EPSJV.



A partir das duas propostas de currículos e após as discussões, foi elaborada uma nova proposta de currículo para o curso da ENS. “Nosso currículo possui muitas disciplinas e algumas com conteúdos muito semelhantes, já o da EPSJV é mais enxuto. Então, tiramos algumas disciplinas e reformulamos o conteúdo de outras”, explicou Serifo.



O Curso de Técnicos de Laboratório de Análises Clínicas oferecido na ENS é realizado desde 2006 e tem três anos de duração. “Sentimos necessidade de reformular o curso após a formação da primeira turma. Os alunos diziam que a carga horária é muito grande e os conteúdos se repetem em várias disciplinas. Com a mudança, vamos melhorar a qualidade da formação desses profissionais e teremos um técnico de nível médio com um novo perfil”, observou Serifo.



Ao final do trabalho, foi elaborado um novo currículo para o Curso Técnico de Análises Clínicas e foram criados currículos para as especializações técnicas de nível médio em Histologia e Biologia Celular e em Saúde Pública, que incluem algumas das disciplinas que foram retiradas do curso técnico e que os alunos poderão cursar após a conclusão do curso técnico de Análises Clínicas.



Após a reunião na EPSJV, também ficou definido que a ENS fará um levantamento do material necessário para a montagem de um laboratório didático na instituição, já que atualmente as aulas práticas do curso de Análises Clínicas são realizadas no Laboratório Nacional de Saúde Pública. Após o levantamento, a EPSJV fará uma análise para verificar se há algum mecanismo de financiamento para o exterior no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).



A cooperação técnica entre a EPSJV e a ENS começou em agosto de 2009 quando uma missão da EPSJV esteve em Guiné Bissau para contribuir para a reestruturação da ENS para que a instituição responda as necessidades do Plano Nacional de Desenvolvimento de Recursos Humanos de Saúde (PNDRHS) para o período de 2008 a 2017. Na ocasião, foram revistos o Projeto Político Pedagógico, organograma e regimento interno da ENS e ficou definido que a cooperação teria continuidade com a revisão dos currículos da área de Enfermagem e de Análises Clínicas.



Cooperação internacional



Além de Guiné Bissau, a EPSJV mantém ações de cooperação técnica com outros países africanos. Em Cabo Verde, a EPSJV concluiu neste ano o Curso Técnico Superior Profissional de Biodiagnóstico, coordenado conjuntamente pela EPSJV e pela Universidade de Cabo Verde (Uni-CV). Em Moçambique, a EPSJV contribuiu para a reestruturação do Centro Regional do Desenvolvimento Sanitário (CRDS), localizado em Maputo. No ano passado, a EPSJV também ofereceu o Curso de Especialização Técnica de Nível Médio em Gestão e Manutenção de Equipamentos em Saúde (Biomédicos e Médico-hospitalares) para um grupo de alunos de Moçambique, trabalhadores do Departamento de Manutenção do Ministério da Saúde de Moçambique.