Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

EPSJV sedia Reunião dos Comitês Executivos e Consultivos da Biblioteca Virtual em Saúde

Evento contou com treinamentos para bibliotecários das Escolas Técnicas do SUS


Bibliotecários e gestores de 11 Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (SUS) se encontraram, de 12 a 14 de novembro, na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) para fazer um balanço e traçar coletivamente um plano de trabalho para a Biblioteca Virtual em Saúde - Educação Profissional em Saúde (BVS-EPS). A reunião, que concentrou os comitês consultivo e executivo da BVS-EPS, é a segunda desde a certificação da Biblioteca Virtual, em 2006. “De certa forma, trata-se de uma reformulação”, explicou Marcela Pronko, vice-diretora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da EPSJV, na mesa de abertura do evento, que contou ainda com a presença da representante da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), Monica Durães; da coordenadora da Secretaria Executiva BVS-EPS, Bárbara Ribeiro; e da coordenadora da Secretaria Executiva de Comunicação da Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS), Katia Machado. O objetivo principal é que, a partir desse encontro, o trabalho se torne mais coletivo, inclusive conseguindo atrair as 16 ETSUS que ainda não estão participando dessas ações.



A representante do Ministério da Saúde destacou a importância da BVS-EPS no esforço de fortalecer a RET-SUS e o campo da Educação Profissional em Saúde, destacando a especificidade da formação de técnicos no SUS. “Precisamos pensar em como tornar a BVS um valor de uso para a execução descentralizada de cursos, que é a grande característica das ETSUS”, disse Monica.



Durante o debate, foi registrada ainda a importância de que esses encontros contem com a presença dos bibliotecários das ETSUS — que são os profissionais com o conhecimento técnico adequado — e que essas reuniões passem a acontecer com regularidade, junto com a Reunião Anual da Rede de Escolas Técnicas do SUS, que, em geral, conta com a participação dos diretores e coordenadores pedagógicos dessas escolas.



Biblioteca Virtual em Saúde



O encontro começou com uma palestra sobre o modelo BVS, proferida pela coordenadora da rede de bibliotecas da Fiocruz, Maria de Fátima Martins, e por Luciana Danielli, bibliotecária do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC). As palestrantes definiram BVS como “uma coleção descentralizada e dinâmica de fontes de informação que tem como objetivo propiciar o acesso ao conhecimento técnico-científico atualizado em saúde”.



A palestra destacou que, diferente da diversidade de informações oferecidas pela internet, a importância da BVS se dá pelo fato de “obedecer a critérios de seleção e controle de qualidade”. E destacou também outra especificidade da BVS que diz respeito diretamente ao modo de atuar das Escolas Técnicas do SUS: o fato de esse modelo ter sido criado para atender não apenas atividades de ensino e pesquisa mas também a assistência e a gestão. “Na metodologia da BVS, não se trabalha só com material bibliográfico, mas também, por exemplo, com material que dá visibilidade ao que está acontecendo nas instituições, o que, entre outras coisas, facilita parcerias”, explicou Maria de Fátima.



Depois de traçar um breve histórico sobre esse modelo — destacando, por exemplo, que antes de ser criada como virtual, as referências e obras eram trocadas em formato de papel e gravadas em disquetes que eram enviados pelo correio —, a fala se concentrou na Rede BVS-Fiocruz. Criada em 2007, ela é composta, atualmente, por 12 bibliotecas temáticas, três biográficas, uma institucional, um portal de teses e dissertações e um portal de teses em Saúde Pública — que reúne trabalhos acadêmicos de outras áreas que, de alguma forma, impactam no campo da saúde —, sete acervos bibliográficos, quatro catálogos de revistas e um repositório institucional. Além disso, a equipe da BVS-Fiocruz se dedica também ao treinamento de profissionais para o uso da biblioteca virtual — como aconteceu, inclusive, com os bibliotecários das ETSUS, durante a programação do encontro realizado pela EPSJV.



Encontro



Ainda no primeiro dia do evento, foi realizado o encontro dos comitês consultivo e executivo da Biblioteca Virtual em Saúde. A coordenadora da Secretaria Executiva de Comunicação da RET-SUS, Kátia Machado, fez uma apresentação sobre a Rede criada no ano 2000. A RET-SUS tem como objetivo ser um espaço de troca de informações e experiências, compartilhamento de saberes e mobilização de recursos entre as ETSUS, visando o fortalecimento mútuo das instituições que compõem a Rede e a produção de conhecimento na área de educação de técnicos em saúde. A EPSJV é secretaria-executiva de Comunicação da Rede e é responsável pela produção da Revista RET-SUS, do site da Rede e de um boletim eletrônico semanal.



Em seguida, a coordenadora da Secretaria Executiva BVS-EPS, Bárbara Ribeiro, fez uma apresentação sobre a biblioteca virtual, que é coordenada pela EPSJV. A BVS-EPS possui três bases de conteúdos: EPS-TEXTOC (base de textos completos, artigos de periódicos e todo material existente na BVS), EPS-LEGIS (base de dados que contém as legislações referentes à Educação Profissional em Saúde) e EPS-THESIS (contém material voltado para trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses).



Como secretaria executiva da BVS-EPS, a EPSJV é responsável por atividades como pesquisa para inserção de materiais, levantamento de eventos científicos, levantamentos bibliográficos, aulas de Fonte de Informação para o Ensino Médio regular da EPSJV, para os cursos realizados na Escola Politécnica e para o Programa de Mestrado da Escola Politécnica de Saúde, além da indexação para a LILACS das Revistas Trabalho Educação e Saúde, Dementia e Coluna/Columna. A BVS-EPS é parceira do Observatório de Recursos Humanos em Saúde (coordenado pela EPSJV).



A BVS-EPS segue as linhas de pesquisa estabelecidas pela EPSJV e tem cinco áreas temáticas: Trabalho e Educação, Trabalho e Saúde, Educação e Saúde, Gestão em Saúde e Habilitação Profissional.



Treinamento



Nos dias 13 e 14 de novembro, foram realizados treinamentos do sistema BVS para membros do Comitê Executivo, com aulas ministradas pela bibliotecária do ICICT, Luciana Danielli. Os treinamentos tiveram como tema o Localizador de Informação em Saúde (LIS) – Diretório de Eventos e o sistema LILDBI-LILACS (descrição bibliográfica e indexação da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde).



Documento



Ao final do encontro, os participantes produziram um documento com avaliações e discussões de estratégias que fortaleçam a rede cooperante da BVS-EPS. O destaque do documento é a definição da Matriz de Responsabilidade da BVS, que define a participação de cada integrante dos Comitês Executivos e Consultivos no modelo de Gestão do Conhecimento da Biblioteca Virtual. Divida em linhas de ações e projetos a Matriz de Responsabilidade define as funções de cada um e apresenta as diretrizes para as próximas reuniões e atividades da BVS-EPS.