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Escola Politécnica de Saúde da Fiocruz lança novos livros

Publicações serão lançadas no dia 22 de março, após a Aula Inaugural 2012 da EPSJV
Maíra Mathias - EPSJV/Fiocruz | 13/03/2012 08h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h47


Educação no Campo e iniciação científica são temas dos novos livros lançados pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz), no dia 22 de março,  às 17 horas, logo após a Aula Inaugural 2012 da EPSJV proferida pela coordenadora de Sustentabilidade da Fundação Heinrich Böll, Camila Moreno, com o tema 'Rio + 20: a quem serve a economia verde?'.



Resultado da parceria entre a EPSJV e a Editora Expressão Popular, o Dicionário da Educação do Campo tem como objetivo socializar uma compreensão teórica do tema com base na concepção produzida e defendida pelos movimentos sociais camponeses.



Com 113 verbetes, o dicionário sistematiza conceitos e categorias que constituem ou permitem compreender melhor a Educação do Campo e as questões presentes no entorno da discussão de seus fundamentos filosóficos e pedagógicos. 



Concebido a partir dos eixos ‘Campo’, ‘Educação’, ‘Políticas Públicas’ e ‘Direitos Humanos’, o livro reúne discussões atuais em torno de assuntos como agricultura camponesa, reforma agrária, agronegócio, desenvolvimento sustentável, agrotóxicos, conflitos no campo, transgênicos, desapropriação, latifúndio e ocupações de terra, entre outros.



A elaboração do dicionário mobilizou 107 autores, como Paulo Vannuchi (ex-secretário Nacional de Direitos Humanos), João Pedro Stedile (integrante da Coordenação Nacional do MST), Raquel Rigotto (pesquisadora da Universidade Federal do Ceará), Virgínia Fontes (professora-pesquisadora da EPSJV), Roberto Leher (doutor em Educação e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro), Lia Giraldo  (coordenadora do Laboratório de Saúde, Ambiente e Trabalho do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães da Fiocruz), Carlos Walter Porto-Gonçalves (professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal Fluminense), Miguel Baldez (advogado popular, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro) são alguns dos nomes que se dispuseram a sistematizar experiências e reflexões sobre a Educação do Campo.



Com organização de Roseli Caldart, Isabel Brasil, Paulo Alentejano e Gaudêncio Frigotto, o livro é o segundo dicionário coordenado e editado pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Em 2006, a instituição lançou a primeira edição do Dicionário da Educação Profissional em Saúde, que ganhou versão ampliada três anos depois. (Acesse o Dicionário da Educação do Campo na íntegra)





Iniciação Científica



A EPSJV também fará o lançamento eletrônico do sétimo volume da série ‘Iniciação Científica na Educação Profissional em Saúde: articulando trabalho, ciência e cultura’, que reúne artigos escritos pelos alunos do ensino médio integrado à educação profissional em saúde da EPSJV. A produção é derivada das monografias que os estudantes apresentam no último ano do ensino médio, dentro do Projeto Trabalho, Ciência e Cultura (PTCC), criado pela escola em 2001 e que estimula os jovens estudantes a aprender pesquisando.



O novo volume da série reúne 23 artigos, que refletem a diversidade dos interesses dos jovens pesquisadores, que se lançam em campos de investigação como neurobiologia e filosofia, refletem sobre a publicidade de medicamentos, partem de experiências vividas no próprio espaço escolar para abordar a influência das organizações estudantis na educação política da juventude ou se debruçam sobre questões latentes no espaço da cidade, como a criminalização da pobreza nas favelas; as diferenças, interações e preconceitos entre Zona Sul e subúrbio; e a trajetória do funk carioca, para citar alguns exemplos. (Acesse o Iniciação Científica na Educação Profissional em Saúde: articulando trabalho, ciência e cultura 7 na íntegra)