Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Escola Politécnica irá compor Câmara Técnica de Recursos Humanos e Relações de Trabalho do Conselho Nacional de Saúde

Comissão articula políticas e programas na perspectiva da integração ensino-serviço-gestão-comunidade, além de formular diretrizes para a gestão do trabalho e da educação na saúde
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 01/12/2023 14h25 - Atualizado em 01/12/2023 15h20

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) foi uma das entidades selecionadas para compor e atuar na Câmara Técnica da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho do Conselho Nacional de Saúde (CT/CIRHRT/CNS). O objetivo da Comissão é articular políticas e programas na perspectiva da integração ensino-serviço-gestão-comunidade, além de formular diretrizes para a gestão do trabalho e da educação na saúde, seja em nível técnico, graduação ou pós-graduação. 

A escolha foi feita após a Escola participar de um edital de chamamento público que convocou instituições para a reestruturação da Câmara Técnica. A Poli participará no eixo de atuação da formação técnica de nível médio. Isso porque a CT é organizada em três eixos - (1) formação técnica de nível médio; (2) graduação; e (3) - pós-graduação/residência na área profissional da saúde. Além da Escola Politécnica, participam também representantes de associações de ensino, conselhos federais, federações profissionais e estudantis, gestores do Ministério da Saúde e Ministério da Educação, docentes, trabalhadores, conselheiros de saúde, dentre outros.

Para a vice-diretora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da EPSJV, Monica Vieira, a Poli já acompanhava essa agenda um pouco de longe pela análise das pesquisas do campo do Trabalho, Educação e Saúde, mas estar inserida nesse espaço faz toda a diferença. “Não adianta criticarmos apenas de fora a formulação de políticas públicas nessa área, é importante estarmos dentro da arena de disputa, porque temos os interesses do setor privado”, ressaltou, lembrando dados do Observatório dos Técnicos em Saúde, que comemorou 23 anos e teve seu site relançado nessa semana: “86% dos técnicos em saúde atuam no SUS, embora 80% sejam formados pelo privado. Então, é importante que estejamos nesses espaços de discussão para que possamos interferir na discussão curricular e priorizar agendas”.

tópicos: