Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Escola Politécnica promove ação de cooperação internacional no Uruguai

EPSJV realizou Curso de Atualização em Biossegurança em Biotérios para profissionais uruguaios
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 31/08/2011 08h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h47


Com o objetivo de qualificar bioteristas do Uruguai, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) realizou em julho deste ano o Curso de Atualização em Biossegurança em Biotérios, na Faculdade de Veterinária da Universidade da República Uruguaia. A ação de cooperação internacional foi realizada em parceria com o Centro de Criação de Animais de Laboratório (Cecal) da Fiocruz.



Como desdobramento do curso, foi proposta pelos profissionais da EPSJV a criação de um subgrupo de trabalho em Experimentação Animal no âmbito do Mercosul. “A proposta foi bem aceita pelos profissionais uruguaios e ficou acordado que iremos elaborar um documento com sugestões para a criação do subgrupo, que será encaminhado para autoridades uruguaias e brasileiras”, disse o professor-pesquisador da EPSJV, Silvio Valle, um dos coordenadores do curso juntamente com a professora-pesquisadora da EPSJV, Etelcia Molinaro, e Joel Majerowicz (Cecal/Fiocruz). O curso contou ainda com a participação do professor-pesquisador da EPSJV, Paulo Roberto de Carvalho. 



A demanda pela realização do curso da EPSJV no Uruguai foi feita pela Associação Uruguaia de Ciência e Tecnologia de Animais de Laboratório. Participaram do curso, 40 profissionais que atuam em biotérios (locais onde são criados e mantidos animais de laboratório) públicos e privados, na indústria farmacêutica e nos ministérios da Saúde Pública e da Pecuária, Agricultura e Pesca.



O curso da EPSJV tem sido referência na América Latina. No Uruguai, as aulas foram ministradas por professores da EPSJV e do Cecal, na Faculdade de Veterinária da Faculdade da República. O conteúdo das aulas foi o mesmo do curso realizado anualmente na sede da EPSJV e incluiu temas como conceitos fundamentais em biotérios, biossegurança em animais de laboratório, regulamentação para o uso de animais de laboratório, riscos químicos, descarte de resíduos, emergências em biotérios e bioética, entre outros. “Para os estudantes, o curso foi excelente, tanto pela qualidade dos conteúdos apresentados, quanto pela grande experiência e capacidade didática dos professores”, diz José Manuel Verdes, professor da Faculdade de Veterinária da Universidade da República.



A realização do curso no Uruguai contou com o apoio da Comissão de Experimentação Animal e do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Veterinária da Universidade da República.