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Iniciação científica para jovens técnicos

EPSJV coordena programa que busca incentivar jovens estudantes a aprender pesquisando
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 19/10/2011 09h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h47


Com o objetivo de incentivar a iniciação científica entre egressos do Ensino Médio, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) criou neste ano o Projeto Saúde, Trabalho e Iniciação Científica de Técnicos de Nível Médio em Saúde, que conta hoje com 22 bolsistas, todos ex-alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio da EPSJV.



Os bolsistas estão distribuídos em dez setores da EPSJV e foram inseridos nas pesquisas coordenadas por profissionais da Escola. “A proposta é que eles não sejam mais orientados por um pesquisador, como acontece na monografia, mas sim, que façam a pesquisa ativamente junto com o pesquisador. O aluno se insere na pesquisa e passa a fazer parte da equipe, ficando encarregado de determinadas tarefas no conjunto da pesquisa”, explica o professor-pesquisador da EPSJV, Marco Antônio Santos, que é um dos coordenadores do projeto junto com os professores-pesquisadores da EPSJV, Cláudio Gomes e Bianca Antunes.



O projeto teve início em junho deste ano e tem a duração de dez meses para cada bolsista, que tem uma carga horária de 20 horas semanais e recebe uma bolsa mensal de R$ 483. Para ingressar no projeto, os ex-alunos da EPSJV inscritos foram chamados a participar de uma reunião para conhecer as pesquisas da Escola nas quais poderiam ser inseridos. Em seguida, participaram de uma entrevista para que os coordenadores pudessem definir o perfil dos candidatos e encaminhá-los para os setores e projetos que mais se identificassem, de acordo com o levantamento das pesquisas e laboratórios da Escola que tinham disponibilidade para receber bolsistas.



Gerência em Saúde



No caso de Daniel Torquato, ex-aluno do curso técnico integrado ao Ensino Médio com habilitação em Gerência em Serviços de Saúde, a identificação foi com a área em que se formou e que também tem alguma relação com a graduação em Economia, que está cursando na UFRJ. “Participar do projeto é uma oportunidade de estar de volta a esta Escola. O tema gestão do planejamento também me agrada bastante e se relaciona com a faculdade de Economia”, diz Daniel, que participa da pesquisa ‘Regulação interna de leitos – análise do processo de implantação no Hospital Federal de Bonsucesso’, coordenada pela professora-pesquisadora da EPSJV, Simone Cristina.



Na pesquisa, Daniel trabalha com o tema ‘A regulação em saúde, voltada para a regulação de leitos de internação’. “A regulação é a mediação entre a oferta e a demanda de leitos. Tem uma questão de justiça social também, que envolve destinar o leito ao paciente mais adequado. Para isso, é preciso identificar corretamente o perfil de cada um”, explica.



No trabalho, Daniel usa a metodologia de pesquisa-ação, voltada para futuras intervenções. Ao final do processo, o objetivo é desenvolver um projeto de regulação interna da unidade. Ele está mapeando diretrizes políticas e operacionais do Sistema Único de Saúde (SUS) que norteiam como tem sido feita a regulação no estado Rio de Janeiro.



Banco Multimídia



As ex-alunas do curso técnico integrado ao Ensino Médio com habilitação em Análises Clínicas, Marina Garcia e Mariana Siracusa, participam do projeto de iniciação científica inseridas na pesquisa ‘Banco Multimídia de Pesquisa’, coordenada pela professora-pesquisadora da EPSJV, Marcela Abrunhosa. “Pelas relações de trabalho na Escola, o Núcleo de Tecnologias Educacionais (Nuted) foi percebendo que necessitava organizar seu acervo e surgiu a ideia de criar um banco multimídia”, diz Marina. “Seguindo a proposta da Escola de não separar forma e conteúdo, antes de organizar temos que pensar de que maneira vamos fazer isso e criar os critérios de classificação”, completa Mariana.



Ao final do trabalho, a pesquisa pretende ter feito a organização completa do acervo do Nuted, organizado em um banco multimídia para ser usado por todos os setores e projetos da Escola. “Com isso, iremos facilitar o acesso ao acervo e teremos mais informações sobre o uso das imagens. Saberemos quando foram usadas e em que trabalho”, explica Marina.



As duas alunas, que atualmente cursam Ciências Sociais na Uerj, contam que as experiências vividas na EPSJV com a realização de pesquisas para a produção da monografia, as motivaram a continuar na iniciação científica. “Temos em comum o fato de cursar Ciências Sociais, o que nos motivou a inserção no mundo da pesquisa das Ciências Humanas, que são fundamentais para entender e dialogar com as outras ciências”, diz Marina.



Raic



Todos os bolsistas do Projeto Saúde, Trabalho e Iniciação Científica de Técnicos de Nível Médio em Saúde participaram no dia 6 de outubro da etapa da XIX Reunião Anual de Iniciação Científica (Raic) da Fiocruz realizada na EPSJV. Na ocasião, os estudantes expuseram seus pôsteres com os primeiros resultados dos projetos dos quais estão participando. “Para participar da Raic, os bolsistas tiveram que fazer seu primeiro relatório de pesquisa. Ao concluir o projeto, eles terão que apresentar um relatório final, que poderá ter o formato de relatório ou de outro produto, como um bando de dados, por exemplo, de acordo com o objetivo de cada projeto”, diz Marco Antônio.



Outras ações de iniciação científica



Na EPSJV, todos os alunos do ensino médio integrado ao curso técnico participam do Projeto Trabalho, Ciência e Cultura (PTCC), que os estimula a aprender pesquisando. Como parte do PTCC, ao final do ensino médio, os alunos devem apresentar uma monografia, produzida sob a orientação dos professores-pesquisadores da EPSJV. Alguns dos melhores trabalhos são indicados para publicação, na forma de artigos, na série ‘Iniciação Científica na Educação Profissional em Saúde: articulando trabalho, ciência e cultura’, publicada há seis anos pela EPSJV.



A EPSJV também coordena o Programa de Vocação Científica (Provoc) da Fiocruz. Há 25 anos, o programa estimula jovens do ensino médio a desenvolver a pesquisa e a vocação científica. Participam do Programa alunos de escolas públicas e privadas da cidade do Rio de Janeiro, além de jovens das comunidades do entorno da Fiocruz.



A cada ano, cerca de 100 novos alunos de Ensino Médio entram no Provoc. Após a seleção dos candidatos, eles são encaminhados para unidades da Fiocruz de acordo com a área de interesse indicada pelo estudante.



Para participar do Provoc, os jovens devem estar cursando o primeiro ano do Ensino Médio em uma das escolas conveniadas. As inscrições são feitas diretamente nas instituições, uma vez por ano. Mais informações sobre o Provoc podem ser obtidas no site da EPSJV (www.epsjv.fiocruz.br) ou pelo e-mail provoc@fiocruz.br.