Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Novos coordenadores tomam posse

Cerimônia aconteceu durante as comemorações pelos 32 anos da EPSJV, no dia 18 de agosto
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 24/08/2017 14h21 - Atualizado em 01/07/2022 09h45

Durante as comemorações do seu aniversário de 32 anos também tomaram posse os novos coordenadores de laboratório da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz).  “Este momento é importante, porque realça o papel central da democracia interna na história e no cotidiano da Escola. Isso é particularmente importante no cenário que estamos vivendo no país, com exemplos diários de violação da democracia. Aos novos coordenadores, digo que a luta contra essa barbárie nos une a partir de hoje”, realçou a diretora da EPSJV, Anakeila Stauffer. No mesmo sentido, o estudante e integrante do Grêmio Estudantil Gabriel Barreto reafirmou a importância da participação dos alunos nas eleições de coordenação de laboratório: "É importante que tenhamos voz, que nossa opinião tenha valor de voto e possamos sempre participar ativamente do processo democrático dessa Escola”, avaliou.

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, destacou o papel preponderante que essa democracia interna tem para que a Fiocruz se consolide como instituição de Estado. “Para isso, não só as eleições como fazemos são importantes, mas também as garantias orçamentárias, de continuidade de programas e de suas sustentabilidades”, disse. Em nome dos coordenadores que deixaram o posto, o professor-pesquisador Leandro Medrado destacou que a atividade de coordenação de laboratório, embora exija grande comprometimento, é um espaço com grande aprendizado tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. “Nos proporciona uma visão mais global dos desafios colocados na EPSJV sob a riqueza e complexidade das ações por ela desenvolvida”, ressaltou.

Já em nome dos novos coordenadores, a professora-pesquisadora Luciana Figueiredo disse que assumir um cargo de gestão pública é uma grande ousadia em um momento de adversidades e de ataques aos direitos dos trabalhadores. “É uma grande responsabilidade, porque temos o dever de conduzir os processos de trabalho de forma democrática e transparente”, sublinhou.

A direção da EPSJV fez, ainda, uma homenagem aos servidores que se aposentaram neste ano e aos trabalhadores da limpeza e da infraestrutura, que têm sido fundamentais para minimizar os transtornos da obra do prédio da Escola.
Os coordenadores de laboratórios eleitos, que ficarão no cargo por dois anos, são: Luciana Figueiredo, Gilberto Estrela , Alexandre Moreno, Daniel Groisman, Etelcia Molinaro, Marise Ramos, Ieda da Costa, Marcio Rolo e Bianca Borges.