Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Observatório dos Técnicos em Saúde da EPSJV tem novo plano de trabalho aprovado

Pesquisas irão investigar a qualificação de trabalhadores técnicos em saúde no Brasil e no Mercosul
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 24/02/2011 08h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h47


A Estação de Trabalho Observatório dos Técnicos em Saúde, sediada na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), teve seu plano de trabalho para os próximos dois anos aprovado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS) e pela Organização Pan-americana de Saúde (Opas). No plano, estão previstos dois novos projetos de pesquisa sobre a qualificação de trabalhadores técnicos no Brasil e no Mercosul. “O propósito do novo plano é dar continuidade e maior organicidade aos estudos e análises sobre a relação entre trabalho e educação profissional em saúde desenvolvidos nos últimos anos”, diz a coordenadora do observatório, Monica Vieira.



Um dos projetos, coordenado pela pesquisadora Márcia Lopes, é sobre ‘Processo de Qualificação de Trabalhadores Técnicos em Saúde’. A pesquisa irá fazer um levantamento, análise e sistematização de fontes, documentos institucionais e legislação sobre os grupos profissionais da vigilância em saúde, gestão em saúde, biodiagnóstico, hemoterapia, citopatologia e radiologia, em parceria com os demais laboratórios da EPSJV. “Existe uma precariedade, dispersão e mesmo ausência de informações e análises que se referem à formação e gestão do grande contingente de trabalhadores técnicos que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse sentido, é importante e necessário que possamos disponibilizar dados e análises que possam servir de apoio às ações do movimento organizado dos trabalhadores, dos gestores do SUS e das Escolas Técnicas de Saúde, em especial as ETSUS, além de contribuir para avançar o conhecimento desse objeto de trabalho e estudo”, observa Monica.



O outro projeto, ‘Formação dos trabalhadores técnicos em saúde nos países do Mercosul’, coordenado por Marcela Pronko, é a segunda etapa da pesquisa ‘A educação profissional em saúde no Brasil e nos países do Mercosul: perspectivas e limites para a formação integral de trabalhadores face aos desafios das políticas de saúde’, que teve sua primeira etapa concluída em 2009. O projeto vai aprofundar estudos qualitativos sobre a formação técnica no Mercosul, além de elaborar uma publicação com uma análise consolidada sobre a qualificação dos trabalhadores técnicos em saúde. “Também serão realizadas oficinas regionais para a definição de uma estratégia coletiva de levantamento, produção, análise e interpretação de dados”, explica Monica. Outro desdobramento da pesquisa é a realização do II Seminário Internacional sobre Formação de Trabalhadores Técnicos em Saúde do Mercosul.



O Observatório dos Técnicos em Saúde faz parte da Rede Observatório em Recursos Humanos em Saúde, coordenada pela SGTES/MS e que reúne 22 observatórios no Brasil. Desde 2002, a estação de trabalho sediada na EPSJV realiza pesquisas e estudos para subsidiar as ações das esferas de governo na elaboração e implementação de políticas de gestão do trabalho e da educação na saúde, especialmente as que estão relacionadas aos trabalhadores técnicos em saúde.



Visita da OPAS



O Observatório dos Técnicos em Saúde, sediado na EPSJV, recebeu no dia 17 de fevereiro a visita de representantes da Opas – Felix Rigoli e Augusto Campos. A visita faz parte de uma nova estratégia da Rede Observatório para que as estações trabalhem de forma mais integrada. “No caso do observatório, neste momento eles identificaram, a partir de demandas de outras estações de trabalho da Rede, que nós podemos auxiliar na construção de bancos de dados”, diz Monica.



De acordo com a nota técnica divulgada pela Opas no final de 2010, a Opas e a SGTES recomendam que haja uma maior integração entre as estações de trabalho da Rede Observatório. Essa recomendação surgiu a partir das necessidades identificadas na oficina nacional da Rede Observatório de Recursos Humanos do Brasil, realizada em julho de 2010, durante o Seminário Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.



Os representantes da Opas também informaram que está em andamento a construção de um portal na internet da Rede Observatório, que vai reunir informações sobre todas as estações de trabalho da rede, além de direcionar para os sites de cada uma delas.