Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

‘Que tempos são esses?’

Abertura do Ano Letivo na EPSJV apresenta espetáculo sobre intelectual militante e a posição dos artistas na sociedade, encenado pela Companhia Ensaio Aberto
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 01/03/2018 15h35 - Atualizado em 01/07/2022 09h45

Acordados hoje (15 de março), depois do criminoso assassinato da vereadora Marielle Franco - mulher, negra, favelada e defensora dos direitos humanos -, essa pergunta parece mais pertinente do que nunca. E é em nome desse LUTO, de todos e todas nós, que a EPSJV/Fiocruz decidiu manter a abertura do seu ano letivo, marcada para hoje, com a encenação de uma peça teatral que tem exatamente esse nome. Convidamos todos os trabalhadores e estudantes, além da população de Manguinhos, para fazermos da aula inaugural da EPSJV um momento de reflexão coletiva, denúncia e homenagem no interior da Fiocruz. São muitas as respostas possíveis para a pergunta ‘que tempos são esses?’. Mas hoje não temos dúvida de que a principal delas é que são tempos de barbárie. Que fiquemos juntos, no luto e na luta.

A Abertura do Ano Letivo 2018 na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) será diferente neste ano. Para a aula inaugural tanto do ensino médio integrado à educação profissional quanto da Educação de Jovens e Adultos, a Escola vai receber a Companhia Ensaio Aberto, que encenará esquetes da peça ‘Que tempos são esses?’, de Bertolt Brecht, no dia 15 de março. As apresentações acontecerão às 14h e 19h e serão abertas ao público.“Dialogando com o Grêmio, entendemos a importância de possibilitar uma linguagem que fosse mais atrativa para os estudantes do EM e da EJA, que atendesse mais à realidade de aprendizagem destes. Assim, propusemos uma renovação no formato da aula inaugural, lançando mão da linguagem teatral, a fim de permitir ensinar, conversar e provocar a reflexão e o debate junto aos nossos educandos, do dia e da noite”, explica Anakeila Stauffer, diretora da EPSJV/Fiocruz, que completa: “Através do teatro, não deixaremos de abordar de forma crítica temas atuais, que estão marcando a vida de todos nós, como a liberdade de expressão, o papel das instituições públicas e dos intelectuais e a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro. A Arte, com certeza, nos possibilitará esse amplo e relevante debate. Afinal, a educação politécnica deve abranger não somente o aspecto intelectual, mas também a educação dos sentidos – dimensão fundamental para a emancipação humana.”

A peça ‘Que Tempos São Esses?’ não trata apenas da vida e da obra de Brecht (1898-1956) – um dramaturgo, poeta e encenador alemão que fez da arte uma importante ferramenta de conscientização no século 20. Na busca por um teatro engajado, “materialista e dialético”, a encenação traz recortes e fragmentos da luta política dos trabalhadores em uma montagem que se modifica a cada espetáculo. Na EPSJV, serão apresentadas esquetes da peça, seguidas por um debate com a plateia.

A peça representa é mais um esforço da Companhia Ensaio Aberto para retomar o teatro épico de Brecht no Brasil. Toda a montagem é pensada, nesse caso, com o objetivo de despertar um olhar, uma atitude e uma consciência crítica no espectador. Entre os mais de 20 espetáculos já produzidos pelo grupo, destaca-se a peça ‘10 Dias que abalaram o mundo’, encenada em 2017, comemorando 100 anos da Revolução Russa.


Serviço:

Data: 15 de março
Local: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (Avenida Brasil – 4365/Manguinhos)
Horário: 14 horas e 19 horas
Telefone: (21) 3865-9796/9737
Assessora de imprensa: Talita Rodrigues
Site: www.epsjv.fiocruz.br

tópicos: