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Uma década de formação

Seminário discente marca dez anos do Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde da Escola Politécnica
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 03/12/2018 11h54 - Atualizado em 01/07/2022 09h44

Em 2008, o programa de Pós-graduação da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) criou o Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde, buscando o aprofundamento do conhecimento técnico e acadêmico, possibilitando a formação de docentes para o ensino superior e para a pós-graduação, bem como o desenvolvimento de habilidades para realizar pesquisas e desenvolver processos, produtos e metodologias nas áreas de Saúde, Trabalho e Educação. Em dez anos, a EPSJV/Fiocruz já ofereceu 14 turmas e formou mais de 160 profissionais de diferentes áreas de formação. Para comemorar uma década de luta e avaliar avanços e retrocessos do programa, a Escola Politécnica promoveu, nos dias 27 e 28 de novembro, o 1º seminário organizado pelos discentes do mestrado, em conjunto com os alunos do Ensino Médio. O evento contou com roda de conversa, oficinas, além de apresentações de trabalho e atividades culturais. “Somos resistência em defesa de uma educação emancipatória, de uma saúde integral e de uma concepção de trabalho no seu sentido antológico”, ressalta a mestranda Suelen Araújo.

Atualmente, o Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde da EPSJV/Fiocruz, que conta com duas turmas em andamento, tem a duração de dois anos e inclui disciplinas como 'Política de educação e de saúde', 'Economia da educação e concepções de formação em saúde', 'Educação profissional no Brasil: contextos e questões atuais', 'Educação do adulto trabalhador' e 'Historicidade da educação dos trabalhadores em saúde'. “Da mesma maneira que pensamos a educação profissional ligada ao Ensino Médio, que acaba de completar 30 anos de existência na EPSJV/Fiocruz, a partir de uma concepção ampliada de formação e não subordinada imediatamente aos interesses do mercado, a proposta do mestrado foi concebida de forma a contribuir para o alargamento da visão de mundo dos mestrandos, seja a partir da crítica a concepções economicistas e pragmáticas da educação das práticas em saúde, seja confrontando o conceito de saúde como ausência de doença ou de qualidade de vida e suas determinações sociais”, afirma o professor-pesquisador da EPSJV/Fiocruz, Júlio Lima.

Segundo Marco Antônio Carvalho, coordenador da Pós-graduação da EPSJV/Fiocruz, a particularidade do curso como um mestrado profissional em uma escola de educação profissional de nível médio em saúde é não somente original, mas também um espaço rico para a articulação entre saber científico e prático das atividades formativas. “A educação profissional em saúde tem sido historicamente considerada um espaço menor, porque normalmente se dá mais valor a profissões de nível superior no Brasil. A Escola forma não somente técnicos em saúde, mas também docentes e pesquisadores que trabalham com temas ligados a educação profissional. Isso é um avanço importante e precisamos garantir a manutenção desse curso”, observa. “É uma vitória a perspectiva que essa escola se colocou de oferecer um mestrado na concepção de Educação Politécnica. A aprendizagem é uma prática social e, com isso, temos que ampliar os mecanismos de integração das várias turmas de mestrado, dos cursos técnicos ligados ao nosso Ensino Médio e dos vários laboratórios e áreas de pesquisa da Escola”, pontua Pedro Braz, aluno do Mestrado da EPSJV/Fiocruz.

Além das turmas regulares, a EPSJV/Fiocruz passou a oferecer a partir de 2014, o Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde da Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS), tendo como público-alvo, os trabalhadores das Escolas Técnicas do SUS (ETSUS). A iniciativa é fruto de uma cooperação entre a Escola Politécnica e o Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (Deges/Sgtes). Em 2014, a turma-piloto foi composta por profissionais de nove escolas da região Nordeste. No final de 2016 se iniciou mais uma turma, em escala nacional, abrangendo 11 escolas das regiões Norte, Centro-Oeste e São Paulo; uma terceira turma para 11 escolas das regiões Sul e Sudeste iniciou o curso em abril de 2017. Essas últimas duas turmas ainda estão em andamento. Com duração de 24 meses, o curso está dividido em momentos presenciais, realizados na EPSJV/Fiocruz, e de dispersão, executados nos respectivos territórios.

Experiência exitosa

Ao longo dos dez anos, diversos egressos do mestrado se destacaram em suas trajetórias profissionais. É o caso do ex-aluno Livaldo Teixeira, que fez da sua dissertação o livro ‘Didática Coerente com a Pedagogia Histórico-crítica: Elementos de Aproximação da Educação do Jovem Adulto Trabalhador’, lançado durante o Seminário Discente da EPSJV/Fiocruz. A publicação trata de uma proposta didática para a educação do trabalhador jovem e adulto, em especial no Ensino Médio e Médio Integrado.

Segundo Livaldo, a ‘Didática da Pedagogia Histórico-crítica’ é um conhecimento importante para os cursos de graduação e qualificação de educadores das diferentes disciplinas e modalidades. “Qual a possibilidade de a Pedagogia Histórico-crítica atuar na superação da fragmentação do trabalho didático-pedagógico na Educação do Trabalhador?”, questiona, explicando: “A motivação e justificativa deste estudo se deu pela vivência e os sucessivos encontros com o objeto na atividade acadêmico-profissional e na respectiva literatura. Nesse sentido, o livro conceitua a Didática e a Pedagogia e identifica na história da educação do trabalhador no Brasil as políticas, concepções e conceitos relevantes, além de discutir a articulação entre a fundamentação teórico-metodológica da Pedagogia Histórico-crítica com o processo de organização do ensino-aprendizagem com base em autores brasileiros”.

Outros cursos do programa

O Programa de Pós-graduação da EPSJV/Fiocruz reúne os cursos de Especialização e Mestrado Profissional, que são baseados em conteúdos e reflexões da área de Trabalho, Educação e Saúde, com focos nas políticas sociais de educação e saúde. Em 2004, a EPSJV ofertou o primeiro curso do programa – Especialização em Educação Profissional em Saúde. Realizado até 2009, com 131 concluintes, a formação visou proporcionar aos discentes a compreensão histórica sobre o campo das políticas de trabalho, educação e desenvolvimento científico-tecnológico em saúde, a fim de potencializar práticas transformadoras que contribuam para a consolidação do direito à Saúde. Em 2011, foi realizada mais uma turma do curso para cinco Países Africanos de Língua Portuguesa (Palop), como parte do Plano de Trabalho da Rede de Escolas Técnicas de Saúde da CPLP, cuja secretaria executiva está sediada na EPSJV/Fiocruz. Na ocasião, foram formados 28 professores e dirigentes de instituições públicas de formação de técnicos em saúde dos países de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe.

Entre 2010 e 2015, a EPSJV/Fiocruz ofertou duas turmas nacionais do Curso de Especialização em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais (TEMS), financiadas pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) e com o apoio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Dando continuidade ao processo de formação dos educadores que atuam na Educação do Campo em áreas de Reforma Agrária, o curso procurou consolidar a reflexão e a pesquisa acerca dos problemas relativos à educação no país, focando, por meio do método e da teoria crítica, as relações que permeiam o campo da educação e o modo como estas questões se relacionam sistematicamente com a totalidade dos demais determinantes sociais. Ao todo, foram formados 75 alunos militantes, dirigentes e responsáveis pela educação e formação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Destinado a profissionais graduados, que atuavam ou pretendiam atuar como docentes na Educação Profissional em Saúde e cujas áreas de formação eram afins aos cursos técnicos de nível médio em saúde, a EPSJV/Fiocruz ofereceu, em 2013, o Curso de Especialização em Docência em Educação Profissional em Saúde. Em 2016, a Escola Politécnica promoveu a formação para 28 docentes da área da saúde do Centro Universitário Regional (Cenur) - Litoral Norte, da Universidade da República do Uruguai (Udelar).