Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Eleições 2010: propostas do candidato Levy Fidelix (PRTB)

Levy Fidelix é candidato à Presidência da República pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB)
Redação - EPSJV/Fiocruz | 01/09/2010 00h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h44

Levy Fidelix propõe um Brasil pra frente

Levy Fidelix, presidenciável pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) foi o primeiro apresentador de um programa de informática na televisão brasileira (exibido na TV Bandeirantes e SBT) nos anos de 1984 e 1985. Fundou as Revistas Interface e Governo e Empresa, além de ser diretor de Criação nas Agências de Publicidade Vogue e Staff (RJ).

Atuou como professor na FACMAR - Faculdade de Marketing do Espírito Santo,  escreveu nos Jornais Correio da Manhã e Última Hora do Rio de Janeiro. Em São Paulo escreveu na Revista Propaganda & Marketing.

Foi também um dos fundadores do PL (Partido Liberal), logo a seguir foi para o PTR - Partido Trabalhista Renovador e entre 1992/1994 fundou o PRTB. Nesse último, o candidato desenvolveu o projeto “Aerotrem” que, entre outras funções, significa modernidade e conceituação visando a revolucionar o transporte público ferroviário urbano e interurbano.

Levy Fidelix propõe a informatização escolar como instrumento pedagógico-educacional para a infância e a juventude brasileira; o crescimento econômico nacional com melhor distribuição de renda, proporcionando qualidade de vida e menos violência; meio-ambiente com sustentabilidade e equilíbrio sem dificultar o processo de industrialização do país e a ampliação de toda a infraestrutura necessária ao aproveitamento das nossas riquezas bioenergéticas e humanas que proporcionem inserir no Brasil uma qualidade de vida e desenvolvimento no concerto das maiores nações do mundo.

Abordaremos no texto a seguir as propostas do candidato para educação, saúde e emprego.

Educação

O Brasil possui hoje cerca de 193.733.795 habitantes e traz em sua história um problema ainda não solucionado: o analfabetismo funcional (pessoas que sabem ler, escrever e contar, mas não conseguem compreender a palavra escrita). A taxa, que em 1970 montava a 40%, de acordo com uma pesquisa realizada pela PriceWaterhouse Coopers, este ano subiu para 70%.

De acordo com Levy Fidelix, as altas taxas de analfabetismo atrasam a economia, uma vez que essas variáveis afetam diretamente o PIB do país. Pensando nessa mão-de-obra ainda deficiente no Brasil, o candidato pretende investir cerca de 40% do produto interno bruto (PIB) na educação básica do primeiro e do segundo grau, colocando internet banda larga à disposição dos estudantes, além de fazer uma reestruturação do pessoal docente em matéria de cargos e salários.

O candidato também pretende adequar melhor o ensino através de uma pontuação acumulativa durante os anos letivos do aluno na escola. O aluno só poderia ingressar no ensino superior se tivesse somado ao longo dos anos pontos suficientes para prestar o vestibular. O processo seria eliminatório e classificatório garantindo, dessa forma, qualidade e confiabilidade no ensino superior. A base orçamentária adviria de 1% (um por cento) do pré-sal.

Emprego

Pensando especialmente na faixa etária dos 18 aos 30 anos de idade, o Governo do PRTB pretende criar um Banco de Promoção e Desenvolvimento para o financiamento dos jovens que adentrarem ao mercado de trabalho nas suas profissões escolhidas. Serão concedidos empréstimos a custos subsidiados de 3% (três por cento) ao ano mais TJLP (taxa de juros a longo prazo) mais carência de 2 (dois) anos, nos moldes do Banco Nacional de Desenvolvimento Social – BNDES.
Assim, o dentista que se formar terá o gabinete dentário financiado; o engenheiro, a sua empresa de projetos; o advogado, o seu escritório; o médico, a sua clínica.  Ou seja, aos que se formarem, já lhes será possibilitado auferir ganhos para manutenção de seu sustento, e isso, redundará em renda e impostos para o País.

O Banco de Poupança, Emprego e Desenvolvimento Econômico da Juventude abrirá novos espaços para que o jovem que também se inicia no mercado de trabalho tenha sua colocação garantida na indústria, no comércio, na agricultura e setores de serviços, com o necessário acompanhamento curricular e vocacional.

Saúde

A saúde também será prioridade absoluta para o Governo do PRTB, no qual os maiores investimentos se concentrarão na duplicação dos postos de atendimento ambulatoriais de emergência e prontos socorros em todos os municípios brasileiros, com a aquisição de milhares de ambulâncias e novos equipamentos.
Fidelix defende ainda a implantação de um serviço odontológico obrigatório em todo o território nacional, tendo como base para financiar o projeto os recursos orçamentários de 1% (um por cento) do pré-sal.

Levy Fidelix é candidato à Presidência da República pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB)