Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Escola Politécnica recebe Medalha Tiradentes

O Diário Oficial da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro publicou nesta sexta-feira (30/06) a resolução 1223/2006, que concede a Medalha Tiradentes à Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV). A proposição foi de autoria do deputado estadual Alessandro Molon (PT). A entrega, ainda sem data marcada, ocorrerá em agosto, após o recesso da Assembléia.

No ano passado, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação disponibilizou um levantamento inédito das médias obtidas pelos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por escola e por município. O levantamento mostrou que a EPSJV, uma unidade da Fiocruz, é a melhor escola pública do Brasil. A Escola obteve a melhor nota entre as instituições públicas de ensino, alcançando 79,02 pontos (numa escala de zero a cem).

Única escola federal do país voltada exclusivamente para a educação profissional em saúde, a EPSJV foi oficializada em agosto de 2004 como Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a educação de técnicos em saúde. Criada em 1985, a escola tem como objetivo articular o ensino, a pesquisa e a cooperação técnica em benefício da melhoria da qualidade dos serviços da saúde. Os cursos de educação profissional de nível básico e técnico abrangem as áreas de vigilância em saúde, atenção à saúde, gestão em saúde, informação em saúde e procedimentos de laboratório. Algumas habilitações técnicas são cursadas de forma articulada e concomitante ao ensino médio.

Como Centro Colaborador da OMS, a escola participa de projetos internacionais de educação técnica em saúde; de formação de docentes de cursos técnicos em saúde; de consultoria para o desenvolvimento local de educação de técnicos em saúde; e de elaboração de materiais educacionais para o desenvolvimento de professores e de técnicos em saúde, entre outros. Em 2004 a EPSJV ganhou uma nova sede no campus de Manguinhos da Fiocruz: um edifício de cinco mil metros quadrados com 23 laboratórios, salas de aula e restaurante.

A articulação entre ensino de nível médio e pesquisa da EPSJV tem levado à implementação de ações como a instalação da Estação de Trabalho Observatório dos Técnicos em Saúde e a criação de laboratórios de tecnologias educacionais e técnicas de biodiagnóstico. A EPSJV também tem prestado assessoria e consultoria a órgãos governamentais, em nível municipal, estadual e federal. Um exemplo é a coordenação do Programa de Formação de Agentes Locais de Vigilância em Saúde (Proformar), em parceria com a Funasa. Ocupa também a Secretaria Técnica da Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS).