Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Grupo de Estudos da EPSJV discute o capitalismo contemporâneo a partir de Marx


A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) está promovendo o Grupo de Estudos ‘Teoria e História: capitalismo e imperialismo no mundo contemporâneo’, como parte das suas atividades. Coordenado por Virgínia Fontes — professora da Pós-graduação em Educação Profissional em Saúde da EPSJV e da UFF —, o Grupo consiste em encontros nos quais os integrantes debatem textos — de filósofos como Karl Marx — lidos por todos. O objetivo é consolidar as referências teóricas e conceituais do marxismo para que os participantes possam compreender as características contemporâneas do capitalismo, assim como as transformações pelas quais vem passando o imperialismo. “O Grupo de Estudos se propõe a uma reflexão direcionada para entender o capitalismo contemporâneo e o imperialismo nos dias atuais, percebendo-os como relações sociais e não simplesmente como instituições”, explica Virginia.

A programação do Grupo está dividida em três etapas. Na primeira, serão discutidas questões fundamentais sobre a obra de Marx e o capitalismo, como os conceitos de mercadoria, valor e fetiche, e ainda o capitalismo como relação social e as formas sociais do trabalho. Para isso, está prevista, principalmente, a leitura de capítulos de ‘O Capital’. Já no segundo momento, os participantes focarão o debate em torno da obra ‘O imperialismo, etapa suprema do capitalismo’, de Lênin. Por último, serão abordados os temas: classe social; capitalismo e imperialismo no mundo contemporâneo; pedagogia da hegemonia; e a sociedade civil e a luta de classes.

Segundo Virginia Fontes, para uma Escola que forma trabalhadores, como a EPSJV, é fundamental que os profissionais estejam sempre repensando o mundo do trabalho e as suas implicações sociais. Por isso, a professora baseou a maior parte da carga de leitura do Grupo nas obras de Marx, que ela considera o principal pensador desse tema, capaz de ampliar a concepção de mundo dos participantes do Grupo. Além disso, na opinião de Virgínia, essa iniciativa qualifica o corpo docente e discente da Escola para a leitura de clássicos, habilitando-os a ler textos e autores densos. “O maior desafio contemporâneo é compreender a forma geral da organização social. A partir da leitura de Marx, caminhamos para isso. É preciso entender que a Saúde, por exemplo, não está apenas na esfera ‘médica’, ela é um aspecto da totalidade social, com doenças provenientes diretamente de fatores sociais, como o estresse”, explica. E completa: “Ao ler e entender a obra de Marx, somos obrigados a pensar a dinâmica social e, conseqüentemente, a Saúde de uma maneira mais ampla. Esse é um benefício que o Grupo de Estudos com certeza trará aos trabalhadores da EPSJV e a todos que participam”, afirma Virginia.

O Grupo, que se reúne quinzenalmente às sextas-feiras, é aberto ao público em geral, independentemente da vinculação com a EPSJV. E ainda há tempo de participar. Os interessados devem procurar a Coordenação de Pós-graduação da Escola, que fica na sala 317.