Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Meio ambiente sob o olhar da arte

O Laboratório de Formação Geral na Educação Profissional em Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) realizará, de 6 a 10 de junho, o projeto Arte e Meio Ambiente. O evento é composto por atividades artísticas, oficinas, debates que têm como objetivo levar os alunos a uma reflexão sobre o meio ambiente por meio da linguagem artística.

Duzentos e vinte e nove alunos dos cursos técnicos participarão do projeto que contará com exibição de filmes, visita ao sítio criado por Burle Max, Santo Antônio da Bica, em Barra de Guaratiba, apresentação teatral dos alunos da EPSJV e do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Cap-UFRJ), trabalho de campo e mesas-redondas.

A abertura de Arte e Meio Ambiente terá como tema A Saúde e as Condições Sócio-Ambientais e contará com a exibição dos vídeos Minicine Tupy, de Sérgio Bloch, e Sheila - 360°, de Bárbara Barreto. A pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) Marta Velloso, a atriz Duaia Assumpção, o professor da UFRJ Luís Alberto de Oliveira, o professor da EPSJV Alfredo César de Oliveira e Sérgio Bloch participarão de um debate após as exibições.

Além dos espaços da Escola Politécnica, o evento também está programado para acontecer no Espaço Unibanco, na Tenda Ciência em Cena, Auditório Artur Neiva e no Auditório Térreo da Ensp. As atividades estarão sob a coordenação das professoras da EPSJV Verônica de Almeida Soares e Maria Amélia Costa, contam com as colaborações do professor Marcelo Bessa, do Laboratório de Educação Profissional em Vigilância em Saúde, e da professora Ana Lúcia Soutto Mayor, do Cap-UFRJ.

Para Maria Amélia Costa, os alunos verão com mais sensibilidade a questão ambiental. 'Espero que eles pensem a questão ambiental de forma mais humana. Permitir que os jovens estudantes vejam as questões ambientais numa perspectiva que somente as linguagens artísticas podem oferecer estimula a capacidade de reflexão deles', afirmou. E é essa a expectativa da ex-aluna da escola Bárbara Barreto. Ela participará da abertura do evento, apresentando o vídeo Sheila - Artista 360°. O curta-metragem conta o trabalho de uma artista de rua que faz performance e produz o próprio figurino a partir de materiais recicláveis. 'Acho ótimo poder mostrar meu trabalho numa programação da escola que me despertou para arte', declara a diretora do vídeo.

Arte e Meio Ambiente é um desdobramento do Arte e Loucura, criado em 2003. Em 2004, foi realizado o Arte e Peste. As edições anteriores deram ao Arte e Meio Ambiente experiência para perceber a dimensão da saúde através de diferentes linguagens que estimulam a discussão ambiental. 'Espero que as relações entre Arte e Saúde, e Arte, Ciência e Tecnologia se ampliem e se tornem mais complexas, contribuindo para a construção de um olhar sensível sobre a imagem, em especial, o cinema', diz a coordenadora Verônica de Almeida Soares.