Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Por uma educação pública de qualidade

Manifestação em defesa da educação pública e pedidos por mais financiamento marcaram a abertura do Encontro Nacional da Educação, no Rio de Janeiro.
Viviane Tavares - EPSJV/Fiocruz | 13/08/2014 08h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h46

Marcando o início do Encontro Nacional de Educação (ENE), cerca de dois mil manifestantes, entre professores, estudantes e técnicos administrativos, encheram a Avenida Rio Branco, no Centro do Rio de Janeiro, no dia 8 de outubro, em um coro uníssono: por uma educação pública, laica e de qualidade. Entre cartazes e gritos da multidão, pautas como o fim do Pronatec, mais financiamento exclusivo para educação pública, fim do ensino religioso nas escolas, além da lembrança da precarização do trabalho entre os trabalhadores da educação, estavam entre os mais recorrentes.

A presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), Marinalva Oliveira, em seu discurso, fez referência aos 10% do PIB assegurado pelo Plano Nacional de Educação (PNE). "Defendemos 10% exclusivamente para a educação pública. O que o governo fez foi uma propaganda enganosa. Fala do montante, mas não detalha que o recurso também é destinado às instituições privadas de ensino. Da mesma maneira também não explica de onde virá o dinheiro. Apenas informa que parte sairá do pré-sal", denuncia.

Na manifestação, além de diversas entidades representativas da educação, estavam presentes ainda o secretário geral do Sindicato de Educadores da Cisjordânia, Ahmad Mohamed, e a professora da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), Maria de La Luz Arriaga. O intuito, segundo a organização do evento, é internacionalizar a pauta. Além disso, compareceram ao ato outros parceiros da luta da educação como o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e a Federação dos Sindicatos de Trabalhadores Técnicos em Instituições de Ensino Públicas do Brasil (Fasubra). O encerramento do ato contou com atividades culturais na Cinelândia.

Sobre o ENE

O Encontro Nacional da Educação foi organizado pelo Comitê Executivo Nacional da Campanha pelos ‘10% do PIB para a Educação Pública, Já!', que conta com a participação de diversas entidades como Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), o Sinasefe, a Central Sindical Popular (CSP-Conlutas), a Assembleia Nacional de Estudantes Livre (Anel), a União Nacional dos Estudantes (UNE), a Executiva Nacional de Estudantes de Educação Física (EXNEEF), o Conselho Federal do Serviço Social (CFESS), entre outras entidades e movimentos sociais. Constituído como uma alternativa à Conferência Nacional de Educação (Conae), adiada para novembro sob fortes críticas como publicado na Revista Poli nº 33, o evento trouxe discussões centrais, que, segundo a organização, não serão acolhidas pela Conferência como a sanção do Plano Nacional de Educação (PNE), os 10% do PIB exclusivamente para o ensino público e o Pronatec. As etapas preparatórias foram realizadas nos municípios, estados e regiões desde o início do ano.

Com colaboração da assessoria da ENE.