Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Primeira unidade internacional da Fiocruz é inaugurada

Escritório sediado em Moçambique é marco da nova fase de cooperação entre o Brasil e os países africanos.
Maíra Mathias - EPSJV/Fiocruz | 23/10/2008 09h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h47


A primeira unidade internacional  da Fiocruz inaugurada em Maputo, no dia 17 de outubro, tem a missão de intensificar as ações de cooperação em saúde entre o Brasil e os países africanos. Nessa perspectiva, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), como Centro Colaborador da OMS para a Educação de Técnicos em Saúde e sede da Secretaria Executiva da Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde (RETS), deverá ter seu trabalho na formação de técnicos em saúde facilitado. “Atualmente os processos de cooperação são fragmentados. O escritório de Moçambique poderá funcionar como interlocutor com o objetivo de conseguir articular as ações de cooperação já existentes na Fiocruz. Independentemente disso, haverá a facilidade de contato com os representantes locais, o que dará agilidade ao processo”, afirma Anamaria Corbo, coordenadora da Cooperação Internacional da EPSJV, explicando: “Por exemplo, organizar uma missão com a participação direta dos ministérios desses países será mais fácil com o escritório dando suporte ao processo de comunicação entre esses agentes”.



Atualmente a Escola possui parcerias bilaterais com Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique. “Em todos os países contribuímos para a formação de técnicos em saúde”, destaca Anamaria.



O desenvolvimento de um curso para capacitar trabalhadores na área de gestão dos serviços em saúde e vigilância epidemiológica é a ação da EPSJV em Angola. Já em Cabo Verde, a EPSJV colabora na estruturação da Escola Nacional de Saúde, que será vinculada diretamente à Universidade de Cabo Verde (Uni-CV). A parceria, que existe desde 2007, consiste na contribuição para elaboração de currículos dos cursos a serem implantados, assim como a elaboração de material didático e  a formação de docentes, nas áreas de manutenção de equipamentos e biodiagnóstico. Em Guiné-Bissau, a cooperação gira em torno da Escola Técnica de Quadros de Saúde Dr. Fernando Cabral, que será reestruturada para compor, junto com a Escola Nacional de Saúde Pública, o Instituto Nacional de Saúde Pública do país. A cooperação da Escola com Moçambique começou em junho deste ano e o plano é que seja implementada uma escola politécnica na cidade de Maputo, com previsão para começar suas atividades já em julho do ano que vem.