Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Registros de Câncer são debatidos durante Sessão Científica

A mais recente edição da Sessão Científica do Laboratório de Informações e Registros em Saúde (Lires), da EPSJV, aconteceu no dia 11 de dezembro. O evento contou com a participação de Maria do Carmo Esteves, do Instituto Nacional do Câncer (Inca), que apresentou a palestra ‘Registros de Câncer no Brasil’.

Durante a introdução, Maria do Carmo apresentou os números da doença no país, citando taxas de mortalidade, diagnósticos por região, idade e estágios em que os pacientes se encontram. Além disso, mostrou gráficos com os tipos de câncer com maiores e menores incidências. Em seguida, apresentou os dois principais sistemas utilizados: Registro de Câncer de Base Populacional (RCBP) e Registro Hospitalar de Câncer (RHC). Segundo a palestrante, antes os registros eram de responsabilidade do Inca (Instituto Nacional do Câncer), mas agora são do Ministério da Saúde.

Os RCBP são centros de coleta, armazenamento, processamento e análise de informações, de forma sistemática e contínua, sobre pacientes ou pessoas com diagnostico confirmado. Esses dados permitem monitorar e traçar o perfil da incidência do câncer. Já os RHC têm por finalidade a avaliação da qualidade da assistência prestada a pacientes atendidos em determinado hospital ou num conjunto de hospitais.

No Brasil, o RCBP já existe em 21 capitais e cinco outras cidades. Apenas no Rio de Janeiro e em Alagoas ele permanece inativo. Mas deve voltar a funcionar no Rio, com sede na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Fiocruz. “Antes, os dados eram internos, institucionais. A informação ao alcance de todos é a grande conquista e a grande inovação na área”, comentou Maria do Carmo.

A próxima Sessão Científica do Lires acontecerá no dia 11 de março e trará Alexandre Marinho, da área de Economia da Saúde, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada como palestrante. Ele falará sobre os sistemas de informação e as filas de transplante.

Mais informações em: www.inca.gov.br/vigilancia