Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

RET-SUS: 10 anos

Resgate da trajetória da rede, análise do presente e avaliação do futuro
Maíra Mathias - EPSJV/Fiocruz | 03/03/2011 08h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h46

Desde o início da RET-SUS, a Secretaria Técnica priorizou a comunicação com o intuito de construir uma rede de informação e fomentar um contato maior entre as escolas. Primeiro, foram editados boletins, informativos impressos e um site eletrônico elaborados pela Secretaria Técnica que ainda não contava com uma equipe de comunicação. “Foi uma tentativa de levar informação para as escolas sobre o que acontecia nas ETSUS, no Ministério da Saúde e em outros órgãos de interesse da rede”, explica a ex-coordenadora da Secretaria Técnica, Renata Reis.

Finalmente, em setembro de 2004, foi lançada a principal ferramenta de comunicação da rede: a Revista RET-SUS. “Com a chegada de uma jornalista, foi elaborado um plano de comunicação, a partir da escuta das escolas, que reuniu todas as antigas ações de comunicação em um só veículo”, lembra Renata.

A jornalista Cátia Guimarães, editora da publicação desde o seu lançamento até 2008, considera que a revista atendia a três objetivos principais. “As matérias maiores, como as reportagens de capa e entrevistas, cumpriam a função de ajudar na operacionalização das escolas. O segundo objetivo era tentar fazer da revista um espaço para mobilizar esse coletivo como rede. E, por fim, tínhamos a intenção de divulgar as ações das escolas, para fortalecê-las local e regionalmente”.

Na avaliação da jornalista, a publicação ajudou a dar identidade à RET-SUS. “A revista dava uma concretude ao conceito abstrato de rede”.

Em 40 edições, a publicação priorizou temas relevantes para a área da educação profissional em saúde, mas nem por isso fugiu de um enfoque mais amplo, conectando o universo da Rede de Escolas Técnicas às grandes questões em debate nos campos da Saúde, da Educação e do Trabalho. Exemplos disso são as matérias ‘Financiamento da Saúde: gastar mais ou melhor?’, do número de setembro de 2005; ‘LDB: 10 anos’, tema da 25ª edição; e ‘O que você vai fazer no 1º de maio?’, publicada em abril de 2007. 

Além disso, a política editorial sempre privilegiou a participação em eventos, como a 13ª Conferência Nacional de Saúde e  o 57° Congresso Brasileiro de Enfermagem. “Montávamos stands onde distribuíamos a revista e dávamos explicações aos participantes sobre a RET-SUS, as escolas e o trabalho por elas realizado. Sempre tivemos boa receptividade e as pessoas demonstravam interesse”, lembra a ex-assistente de gestão da Secretaria Técnica, Kátia Cardoso. A reportagem também marcou presença em reuniões gerais e outros eventos promovidos no âmbito da Rede.

Em todos os números, há espaço para a divulgação das ações que cada escola desenvolve. “Nosso papel sempre foi o de provocação, para que as escolas se manifestassem. E com a implementação do plano de comunicação, elas passaram a se ver e se sentiram mais estimuladas a participar. As ETSUS se enxergaram na revista e passaram a se ver mais como rede”, explica Renata Reis. O site também tinha o objetivo de divulgar as escolas, armazenando informações históricas, administrativas e pedagógicas.

Após uma pausa de cerca de dois anos, com o encerramento das atividades da Secretaria Técnica em junho de 2008, a revista e o site voltaram a ser editados no segundo semestre de 2010 com a instituição da Secretaria Executiva de Comunicação da Rede na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. De novo, dirigentes, professores, estudantes, gestores do SUS e demais interessados na área da educação profissional em saúde voltaram a receber os boletins eletrônicos e a ter acesso às últimas conquistas das Escolas Técnicas do SUS.